A MÍDIA E A PRODUÇÃO DO CONSENSO EM TORNO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

o caso do Novo Ensino Médio

Autores

  • Maria Carolina Andrade Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vânia Cardoso Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p46-61

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Empresariamento da educação de novo tipo, Novo Ensino Médio, Ideologia, Propaganda

Resumo

O artigo apresenta uma análise das propagandas veiculadas por canais de mídia, especialmente de televisão, acerca da principal política educacional em voga, qual seja, o Novo Ensino Médio. A partir dos conceitos de ideologia, em Marx e Engels, e de hegemonia e ideologia em Gramsci, analisa o caráter ideológico das propagandas, buscando demonstrar como as mesmas retratam a realidade agregada de elementos de mistificação e como isto constitui tarefa de classe. Aborda, ainda,o caráter usurpador e retrógrado da reforma, relacionando-a à ascensão ultraliberal e conservadora do Brasil contemporâneo. Conclui que a mídia segue sendo veículo essencial de disseminação da ideologia dominante, e que se fora importante em todo tempo histórico, hoje é absolutamente imperativa.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Maria Carolina Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vânia Cardoso Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-08-18

Como Citar

ANDRADE, Maria Carolina; MOTTA, Vânia Cardoso.
A MÍDIA E A PRODUÇÃO DO CONSENSO EM TORNO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: o caso do Novo Ensino Médio
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 46–61, 18 Ago 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/19554. Acesso em: 21 nov 2024.