GESTÃO DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO, ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

  • Alice Raquel Maia Negrão UFPA
  • Afonso Wellinton de Sousa Nascimento UFPA
  • Fahid da Costa Kemil UFPA
  • Maria Barbara da Costa Cardoso UFPA
  • Maria do Socorro Vasconcelos Pereira UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24nEp368-387

Palavras-chave:

Gestão, SME, Políticas educacionais, Ensino Médio, Formação

Resumo

O texto versa sobre Gestão de Sistemas Municipais de Ensino, Ensino Médio e Formação na Amazônia paraense no contexto do pacto federativo. Objetiva discutir a categoria autonomia no regime de colaboração como base do Sistema Nacional de Educação à formulação das políticas públicas. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, focalizamos a relação federativa para efetivar a gestão das políticas públicas de Ensino Médio diante de controversos e diversos problemas que permeiam a formação. Consideramos que a configuração do ente federado municipal corrobora para urgência da devida articulação no SNE que carece perseguir uma postura coletiva de resistência no percurso das políticas, expresso por normativas que submetem o docente ao cumprimento de exigências que sustentam o sistema capitalista.

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Publicado

2020-09-16

Como Citar

NEGRÃO, Alice Raquel Maia; NASCIMENTO, Afonso Wellinton de Sousa; KEMIL, Fahid da Costa; CARDOSO, Maria Barbara da Costa; PEREIRA, Maria do Socorro Vasconcelos.
GESTÃO DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO, ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE
. Revista de Políticas Públicas, v. 24, p. 368–387, 16 Set 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/15152. Acesso em: 24 dez 2024.