DE QUE EDUCAÇÃO NECESSITAMOS? Por uma educação pública e contra-hegemônica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v24nEp262-276Palavras-chave:
Direito a educação, Políticas Públicas, Formação de Professores, Trajetórias de vidaResumo
Este artigo propõe um diálogo entre especificidades da Formação de Professores, sob a ótica do PARFOR, e a proposta, encampada pelo governo federal, pela regulamentação da Educação Domiciliar. Busca-se compreender as relações entre o projeto governamental e seus impactos no espaço macro e micro da Educação brasileira. Partimos dos textos apresentados na JOINPP 2019, na mesa temática “De que educação necessitamos?”, que problematizaram o desmonte das políticas educacionais marcado pela deslegitimação das conquistas históricas dos trabalhadores, perda de direitos e desconstrução da educação pública. Este texto articula as reflexões sobre o PARFOR, como política nacional de formação de professores, suas correlações formativas para a ação/trajetória de mulheres-professoras, suas práticas de letramento escolar e o projeto neoliberal de privatização e desfinanciamento da educação pública.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
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