Tecnologias e Saberes Docentes na Cultura Digital: as Possibilidades da Tpack Para Formação de Professores

Autori

  • Ana Conceição Alves Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Mary Valda Souza Sales Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.21

Parole chiave:

Tecnologias Digitais, Formação de Professores, TPACK, Cultura Digital, Saberes Docentes, Competências Digitais

Abstract

Este artigo considera a contemporaneidade como referência para refletir em torno das demandas para a formação inicial e continuada de professores frente as exigências da sociedade do Século XXI, no que se refere ao uso das Tecnologias Digitais na educação. O estudo busca analisar a formação docente no contexto da cultura digital, com foco nas aprendizagens pedagógicas possíveis tendo o TPACK como referência. Tensiona os aspectos essenciais à formação docente a partir dos saberes docentes e do desenvolvimento das competências digitais exigidas pela cultura digital. É uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica que expõe as necessidades apresentadas para os professores em exercício na educação contemporânea e tensiona o TPACK como possibilidade para o desenvolvimento das competências inerentes a experiência pedagógica com o digital, a partir das demandas de formação expostas por Pimenta, Shulman, Tardif, Mishra e Koeler. Propomos um framework TPACK como possibilidade de formação na cultura digital.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ana Conceição Alves Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Santo Amaro/BA.

 

 

 

Mary Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, com pós-doutorado em Educação e Tecnologias Educacionais pela Universidade de Coimbra-Portugal, professora titular do Departamento de Educação campus Salvador da Universidade do Estado da Bahia e professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; DAVIS, Claudia Leme Ferreira; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; VILALVA, Adriana Mallmann. SHULMAN’S THEORETICAL CATEGORIES: an integrative review in the field of teacher education. Cadernos de Pesquisa, [S.L.], v. 49, n. 174, p. 130-149, dez. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/198053146654. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/pJq6FjwbjR3cWLPwx55PrQz/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 03 jun. 2023.

ALONSO, Katia Morosov; ARAGÓN, Rosane; SILVA, Danilo Garcia da; CHARCZUK, Simone Bicca. Aprender e ensinar em tempos de Cultura Digital. Em rede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre - Rs, v. 1, n. 1, p. 152-168, jul. 2014. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/download/16/28. Acesso em: 20 abr. 2024.

AMORIM, Ivonete Barreto de; CASTRO, Selma Barros Daltro de; SILVA, Eliana Ribeiro da. Formação de professores na educação básica: perspectivas dialógicas de uma pesquisa. In: AMORIM, Ivonete Barreto de; CASTRO, Selma Barros Daltro de; SILVA, Eliana Ribeiro da (org.). Formação de professores na educação básica: perspectivas dialógicas de uma pesquisa. Salvador: Grajau, 2016. p. 251.

BACKES, Luciana; SCHLEMMER, Eliane. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM METAVERSO: formação para emancipação digital. Desenvolve: Revista de Gestão do Unilasalle, Canoas, v. 3, n. 1, p. 47-64, mar. 2014. Disponível em: http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/desenvolve. Acesso em: 15 jun. 2023.

CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato. TPACK – CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO: uma revisão teórica. Imagens da Educação, [S.L.], v. 7, n. 2, p. 11-23, 2017. Universidade Estadual de Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34615. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/34615. Acesso em: 06 out. 2023.

CONSALTÉR, Evandro; BISOL, Clarice Julieta; LOPEZ, Isadora Cardoso. Educação e formação docente: contextos e possibilidades de transformação social a partir das práxis pedagógica. REVISTA DE HUMANIDADES (UNIFOR), v. 33, p. 1, 2019.

CORRÊA, André Garcia; CHAQUIME, Luciane Penteado; MILL, Daniel; VELOSO, Braian. Formação de professores e o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). In: MILL, Daniel; SANTIAGO, Glauber (org.). Luzes sobre a Aprendizagem Ativa e Significativa: proposições para práticas pedagógicas na cultura digital. São Carlos: SEaD-UFScar, 2021. p. 266. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353976030_Formacao_de_professores_e_o_Conhecimento_Tecnologico_Pedagogico_do_Conteudo_TPACK. Acesso em: 10 jan. 2024.

DIAS-TRINDADE, Sara; MOREIRA, J. António. Da Literacia à fluência: como avaliar o nível de proficiência digital de professores? In: TRINDADE, Sara Dias; MILL, Daniel (org.). Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. p. 71-85. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336222798_Educacao_e_humanidades_digitais_aprendizagens_tecnologias_e_cibercultura. Acesso em: 15 mar. 2024.

LAVILLE, Christian. Um diálogo entre o objeto e o método: reflexões acerca da metodologia da pesquisa. Linhas Críticas, Rio de Janeiro, n. 5, p. 119-128, jul./dez. 1999.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. (2009). What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/241616400_What_Is_Technological_Pedagogical_Content_Knowledge. Acesso em: 15 out. 2023.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J.. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record: The Voice of Scholarship in Education, [S.L.], v. 108, n. 6, p. 1017-1054, jun. 2006. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9620.2006.00684.x. Disponível em: https://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA.pdf . Acesso em: 15 out. 2023.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 1-11, 2004. Disponível em: http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2004/02/a3.htm. Acesso em: 10 jan. 2024.

MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia M. M.; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, [S.L.], v. 45, p. 1-17, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945180201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/qGwHqPyjqbw5JxvSCnkVrNC/?lang=pt&format=pdf#:~:text=Ensinar%20e%20aprender%2C%20nesse%20cen%C3%A1rio,forma%C3%A7%C3%A3o%20integral%20como%20seres%20humanos. Acesso em: 05 mar. 2024.

NONATO, Emanuel do Rosário Santos; SALES, Mary Valda Souza; CAVALCANTE, Társio Ribeiro. Cultura digital e recursos pedagógicos digitais: um panorama da docência na covid-19. Práxis Educacional, [S.L.], v. 17, n. 45, p. 1-25, 1 abr. 2021. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Edicoes UESB. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8309. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8309. Acesso em: 15 jun. 2023.

PÉREZ-GÓMES, Angel I. Educação na era digital: a escola educativa. Trad. de Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015.

PÉREZ-GOMÉZ, Angel I. Presentación: nuevas exigencias y escenarios para la profesión docente en la era de la información y de la incertitumbre. Revista Interuniversitária de Formación del Profesorado, Zaragoza, v. 24, n. 68, p. 17-36, ago. 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SAHIN, Ismail. DEVELOPMENT OF SURVEY OF TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL AND CONTENT KNOWLEDGE (TPACK). TOJET: The Turkish Online Journal Of Educational Technology, Turkish, v. 10, n. 1, p. 97-105, jan. 2011. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ926558.pdf. Acesso em: 03 jun. 2024.

SALES, Mary V. S.; MOREIRA, J. António. Cartografia conceitual de competência e competência digital: uma compreensão ampliada. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.65122. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65122. Acesso em: 26 nov. 2024.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher [on-line], v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. Disponível em: http://www.fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/materiali/pdf/Shulman1986.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec | Nova Série, [S.L.], v. 4, n. 2, p. 196-229, 22 dez. 2014. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 05 jun. 2023.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, p. 1-22, 1987.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Pubblicato

2024-12-13

Come citare

Santiago, A. C. A. ., & Sales, M. V. S. . (2024). Tecnologias e Saberes Docentes na Cultura Digital: as Possibilidades da Tpack Para Formação de Professores. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 128–147. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.21

Fascicolo

Sezione

Dossiê -Desafios permanentes para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital