Diálogos Sonoros: a Musicalidade Crítica na Cibercultura e a Relevância dos Projetos de Extensão em Música na Educação Superior Pública

Autori

  • Kallyne Kafuri Alves Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.16

Parole chiave:

Educação Pública, Projetos de Extensão Semipresencial, Música

Abstract

No contexto da formação artística requerida em planos de educação, o artigo reflete a importância de projetos e ações em políticas públicas que assegurem o acesso e o contato com a educação musical no Brasil. Aborda a aproximação à música nos currículos e na formação de educadores, seja por meio do ensino, pesquisa ou extensão em suas diferentes modalidades. O referencial teórico se alicerça nos estudos sobre Educação, Sociedade, Cultura e Tecnologias, a partir de Pierre Levy (1999a e 1999b) e Mikhail Bakhtin (1976, 1997) e, em Schroeder e Schroeder (2011) e Simões (2003). Apresenta resultados de um Projeto de Extensão na área musical, voltado a educadores e estudantes da educação básica. Utiliza dados de pesquisa bibliográfica para apoiar a continuidade de projetos educacionais. Os resultados mostram que as iniciativas extensionistas têm contribuído para a aproximação e interesse com a música em plataforma virtual e parceria com polos presenciais.

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Biografia autore

Kallyne Kafuri Alves, Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES

Doutora em Educação (PPGE/UEMA-GRUFAE/UFES). Professora Titular na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES)

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Pubblicato

2024-12-13

Come citare

Alves, K. K. . (2024). Diálogos Sonoros: a Musicalidade Crítica na Cibercultura e a Relevância dos Projetos de Extensão em Música na Educação Superior Pública . Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 38–56. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.16

Fascicolo

Sezione

Dossiê -Desafios permanentes para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital