Diálogos Sonoros: a Musicalidade Crítica na Cibercultura e a Relevância dos Projetos de Extensão em Música na Educação Superior Pública

Auteurs-es

  • Kallyne Kafuri Alves Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES

DOI :

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.16

Mots-clés :

Educação Pública, Projetos de Extensão Semipresencial, Música

Résumé

No contexto da formação artística requerida em planos de educação, o artigo reflete a importância de projetos e ações em políticas públicas que assegurem o acesso e o contato com a educação musical no Brasil. Aborda a aproximação à música nos currículos e na formação de educadores, seja por meio do ensino, pesquisa ou extensão em suas diferentes modalidades. O referencial teórico se alicerça nos estudos sobre Educação, Sociedade, Cultura e Tecnologias, a partir de Pierre Levy (1999a e 1999b) e Mikhail Bakhtin (1976, 1997) e, em Schroeder e Schroeder (2011) e Simões (2003). Apresenta resultados de um Projeto de Extensão na área musical, voltado a educadores e estudantes da educação básica. Utiliza dados de pesquisa bibliográfica para apoiar a continuidade de projetos educacionais. Os resultados mostram que as iniciativas extensionistas têm contribuído para a aproximação e interesse com a música em plataforma virtual e parceria com polos presenciais.

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Biographie de l'auteur-e

Kallyne Kafuri Alves, Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES

Doutora em Educação (PPGE/UEMA-GRUFAE/UFES). Professora Titular na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES)

Références

BAKHTIN, M. M. A palavra na vida e na arte. 2. ed. São Paulo, Editora 34, 1997.

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LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo, Editora 34, 1999a.

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LIBÂNEO, J. C. Didática. 3. ed. São Paulo, Cortez, 2013.

SCHROEDER, S., & SCHROEDER, J. Música como discurso: uma perspectiva a partir da filosofia do círculo de Bakhtin. Música em Perspectiva, 4(2), 127-153, 2011.

SIMÕES, Alan Caldas. Musicalidade crítica: fundamentos para uma Educação Musical pautada na Pedagogia Crítica de Paulo Freire. Curitiba, Appris, 2010.

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Publié-e

2024-12-13

Comment citer

Alves, K. K. . (2024). Diálogos Sonoros: a Musicalidade Crítica na Cibercultura e a Relevância dos Projetos de Extensão em Música na Educação Superior Pública . Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 38–56. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.16

Numéro

Rubrique

Dossiê -Desafios permanentes para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital