O vídeo como ferramenta tecnológica no processo de aquisição do conhecimento de Filosofia no 6ºano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Vídeo-Tecnologia. Ensino. Filosofia. Formação.Resumo
A iniciação filosófica, de crianças e jovens na educação básica, inicia-se, muitas vezes, a partir do
6ºano do ensino fundamental. O ensino de Filosofia, como problema filosófico, deve fazer parte do
contexto do aluno, estando presente nas ações de vida e contexto de sala de aula, sendo complementado
com diferentes recursos como: filme, música, imagem que traga a discussão, reflexão, não se
prendendo apenas aos aspectos práticos, mas orientados pelos textos filosóficos pautados no currículo
de Filosofia na proposta da Educação Básica. O objetivo deste estudo é apresentar contribuições do
vídeo como ferramenta tecnológica no processo ensino- aprendizagem de forma lúdica, dinâmica no
ensino de Filosofia do 6º ano do ensino fundamental através do filme, especificamente, do desenho
animado, que viabiliza abordagens sobre temáticas que envolvam questões de gênero, moral, ética,
criação de conceitos e identidade. Partindo deste contexto, propõe-se um estudo bibliográfico. Para
referenciar o tema, nos reportamos aos autores Kenski (2008), Moran (2000), Chauí (2003), Kohan
(2004), Foucault (2004), Lévy (1997) entre outros.
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