Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental

Autores

  • Ana Silvia Duarte Nunes Docente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.
  • Thelma Helena Costa Chahini Docente da Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Palavras-chave:

Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar como vinha ocorrendo a estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental em uma creche pública municipal de tempo integral em São Luís/MA, bem como quais as percepções dos profissionais da Educação Infantil em relação ao desenvolvimento desses trabalhos. A pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva, desenvolvida com
17 profissionais da Educação Infantil. Dentre esses, 13 docentes, 3 coordenadores e 1 gestor. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, aplicadas por meio de um roteiro contendo 10 perguntas. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais da instituição pesquisada não se encontrava adequadamente qualificada para trabalhar com a estimulação precoce nas referidas crianças. A falta de formação especializada em crianças que necessitam de uma atenção diferenciada estava dificultando e/ou negligenciando a operacionalização da estimulação precoce nas crianças, isto é, deixando de prevenir e/ou atenuar possíveis atrasos e defasagens no desenvolvimento infantil.


Palavras-chave: Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.

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Publicado

2017-07-17

Como Citar

Duarte Nunes, A. S., & Chahini, T. H. C. (2017). Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 83–102. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222

Edição

Seção

Artigos