Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural

Autores

  • Paulo Pires de Queiroz Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Fagner Henrique Guedes Neves Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Educação intercultural, Formação docente, Sociologia escolar

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar os efeitos do desenvolvimento de dinâmicas dialógicas interculturais e práticas de ensino nas representações sociais sobre a educação intercultural de sujeitos licenciandos e licenciados em ciências sociais, problematizando a sociologia escolar, a reflexividade crítica e a educação intercultural. Para tanto, buscou-se empreender, conjuntamente com sujeitos discentes do curso de licenciatura em ciências sociais da Universidade Federal Fluminense, e professores de sociologia da escola básica de Niterói/RJ / Brasil, oficinas pedagógicas interculturais, construções de práticas de ensino dialógicas e avaliações dos achados da pesquisa. Os resultados da investigação possibilitaram compreender que o ensino de sociologia escolar intercultural pressupõe pensar uma nova formação profissional do professor de sociologia da escola básica e que, a partir de atividades dialógicas e práticas de ensino interculturais, é possível desenvolver ideias e atitudes crítico-reflexivas em favor da promoção da educação intercultural no ensino da sociologia escolar.

Palavras-chave: Educação intercultural. Formação docente. Sociologia escolar.

School sociology and cultures: critical reflexivity and intercultural education

Abstract

This article aims to analyze some findings from educational workshops with Social Sciences students at the Federal Fluminense University, Niteroi / RJ / Brazil. The research focused the students’social representations about interculturality and dynamic teaching practices at the School, providing asignificant reflection about an alternate perspective of teacher training, Sociology teaching and cultural diversity. In this sphere, critical reflection plays a capital role at teacher training in order to foster intercultural teaching practices. An intercultural pedagogy may be established by encouragingteachers’ critical-reflective ideas and attitudesabout interculturality since their graduation.

Keywords: Intercultural education. Teacher training. School sociology teaching.

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Biografia do Autor

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense - UFF

Cientista Social pela UFF e PhD em Filosofia e Humanidades pela Columbia Pacific University –
USA. Professor e Pesquisador Adjunto na Graduação e Pós-Graduação do Departamento Sociedade,
Educação e Conhecimento, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF),
Niterói / Rio de Janeiro / Brasil.

Fagner Henrique Guedes Neves, Universidade Federal Fluminense - UFF

Cientista Social e Filósofo pela UFF e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica
do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Servidor Técnico-administrativo da Universidade Federal Fluminense
(UFF), Niterói / Rio de Janeiro / Brasil.

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Publicado

2017-04-17

Como Citar

Queiroz, P. P. de, & Neves, F. H. G. (2017). Sociologia escolar e culturas: reflexividade crítica e educação intercultural. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 79–98. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6681

Edição

Seção

Artigos