Promoção da Saúde e Medicalização: Notas Inquietantes em Conversas de Foucault com Canguilhem

Autores

  • BRUNO JAY MERCÊS DE LIMA UNIFAMAZ
  • DAIANE GASPARETTO DA SILVA Universidade do Estado do Pará
  • FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v7n2p114-135

Palavras-chave:

Saúde. Medicalização. Práticas. Biopolítica. Prevenção

Resumo

 

Este artigo visa problematizar práticas de promoção de saúde no Brasil, a partir da história da saúde pública no país, em uma analítica da medicalização e da gestão higienista do hospital, da cidade, dos pobres e do Estado. Busca-se pensar como emerge junto com a saúde na atenção básica um modo de gerir a política pública de saúde como tática medicalizante dos corpos, do espaço, do hospital, da comunidade e das relações sociais. Interroga-se no seguinte ensaio temático um conjunto de práticas que operam um mecanismo biopolítico e de governo da vida e das existências por meio de intensa medicalização na atuação preventivista da saúde. Portanto, questiona-se o estilo de vida saudável na sociedade contemporânea a partir de uma estratégia medicalizadora do direito à saúde com Michel Foucault e Georges Canguilhem.

Palavras-chave: Saúde. Medicalização. Práticas. Biopolítica. Prevenção.

 

Health Promotion And Medicalization: Disturbing Notes In Talk Of Foucault With Canguilhem

ABSTRACT

This article aims to problematize health promotion practices in Brazil, based on the history of public health in the country, in an analysis of medicalization and hygienist management of the hospital, the city, the poor and the State. It seeks to think about how a way to manage public health policy emerges together with health in primary care as a medicalizing tactic of bodies, space, hospital, community and social relations. in the following thematic essay a set of practices that operate a biopolitical and government mechanism of life and existences through intense medicalization in preventative health action. Therefore, the healthy lifestyle in contemporary society is questioned based on a medicalizing strategy of the right to health.

Keywords: Health. Medicalization. Practices. Biopolitics. Prevention.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

BRUNO JAY MERCÊS DE LIMA, UNIFAMAZ

 

Doutor em Psicologia (UFPA). Professor no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia(UNIFAMAZ)  

 

 

DAIANE GASPARETTO DA SILVA, Universidade do Estado do Pará

 

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará e como Psicóloga/Técnica em Gestão Penitenciária do Estado do Pará (SEAP)

 

FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS, UFPA

 

Professora associada III, na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA.

 

 

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

LIMA, B. J. M. D., SILVA, D. G. D., & LEMOS, F. C. S. (2021). Promoção da Saúde e Medicalização: Notas Inquietantes em Conversas de Foucault com Canguilhem. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 114–135. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v7n2p114-135

Edição

Seção

Dossiê - A Filosofia, as Ciências da Vida e suas implicações