O olhar das pessoas com deficiência visual sobre o acesso à informação nos cuidados de saúde primários
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v7n1p225-241Palavras-chave:
Informação acessível. Comunicação acessível. Literacia em saúde. Cuidados de saúde primários. Pessoas com deficiência visual.Resumo
Considerando os direitos da pessoa com deficiência visual e a necessidade do ambiente se adaptar à diversidade de públicos, pretende-se compreender em que medida os centros de saúde de Portugal respondem às suas necessidades de comunicação e de interação no acesso aos cuidados de saúde primários. Os dados deste estudo, exploratório-descritivo, resultaram do preenchimento de um inquérito por questionário 124 pessoas com deficiência visual. Conclui-se que os centros de saúde não respondem às necessidades da maioria dos participantes, sendo as consequências deste facto a perda de autonomia, privacidade e informações importantes, para além de serem, também, percecionadas algumas barreiras que se prendem a questões interpessoais. Os resultados obtidos reforçam a importância de sensibilizar, por um lado, as pessoas com deficiência visual para a afirmação esclarecida dos seus direitos e por outro, os profissionais e organizações sobre o impacto da deficiência visual nas dimensões interpessoais e na autogestão das informações.
Palavras-chave: Informação acessível. Comunicação acessível. Literacia em saúde. Cuidados de saúde primários. Pessoas com deficiência visual.
Visually impaired people's outlook on primary health care information
ABSTRACTConsidering the rights of people with visual impairment and the need for the environment to adapt to the diversity of people, it is intended to understand the extent to which health centres of Portugal respond to communication and interaction needs of people with visual impairment when they access to primary health care. The data collected in this exploratory-descriptive study resulted from a questionnaire survey, by 124 people with visual impairment. It is possible to conclude that health centers do not meet the needs of the majority of participants, and the consequences of this fact are the loss of autonomy, privacy and important information, besides also being perceived some barriers related to interpersonal issues. The results reinforce the importance of awareness of people with visual impairment to their rights and, on the other hand, professionals and organizations about the impact of visual impairment on interpersonal dimensions and self-management of information.
Keywords: Accessible information. Accessible communication. Health literacy. Primary health care. Visually impaired people.
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