O potencial das narrativas hipertextuais como metodologia pedagógica para o ensino de jornalismo
Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação. Narrativas Hipertextuais. Ensino de Jornalismo. Educação Multimídia.Resumo
O avanço da globalização e da web 2.0 e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram
a influenciar as redações de jornalismo, bem como impactar nos processos de produção, transmissão
e consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mas
também na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia,
o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdo
que é ministrado em sala de aula às novas tendências do mercado de trabalho, inserindo temáticas,
em seu currículo, como ‘Práticas de Jornalismo Multimídia’ e ‘Cultura das Mídias’, na perspectiva de
discutir a atual revolução tecnológica e suas implicações no fazer jornalismo no século XXI. Diante
disso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como metodologia pedagógica,
tendo em vista que ela interliga em uma mesma rede diferentes blocos de conteúdo (texto, imagens,
vídeos, áudios e infográficos) e proporciona a flexibilidade cognitiva. A aprendizagem com as
Narrativas Hipertextuais se faz necessária tanto na prática educativa e formadora desses profissionais,
como na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade de
informação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Este trabalho faz uma revisão
de literatura para refletir sobre o papel das Narrativas Hipertextuais enquanto metodologia pedagógica
no processo de ensino-aprendizagem de alunos de jornalismo. Esta pesquisa observou que as
Narrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala de
aula, além de desenvolverem habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar com
as TIC no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.
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