O USO DO SOLO NAS REGIÕES PRÓXIMAS ÀS ESTAÇÕES DE METRÔ NA CIDADE DE SÃO PAULO: mobilidade urbana e planejamento sustentável

Autores

  • Thiago Teiji Sato Velasco Rodrigues
  • Cláudio Robert Pierini Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU/USP São Carlos
  • Thaís de Cássia Martinelli 

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n41.2024.4

Palavras-chave:

Uso do solo, Transporte público, Planejamento urbano, DOTS

Resumo

O transporte público é um elemento essencial do espaço urbano, impactando diretamente a qualidade de vida de milhões de pessoas. A interação entre o transporte coletivo e o uso do solo é fundamental para o desenvolvimento urbano sustentável, especialmente no contexto das grandes cidades. Este trabalho analisa 74 estações do metrô de São Paulo, focando no uso do solo e nas características populacionais das regiões adjacentes. Observou-se que algumas áreas apresentam um uso diversificado do solo, enquanto outras mostram maior concentração em usos específicos, com destaque para o predomínio de áreas residenciais e comerciais. A metodologia aplicada pode ser aprimorada e utilizada para embasar políticas públicas e planejamento urbano mais eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Robert Pierini, Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU/USP São Carlos

Atualmente curso Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU/USP São Carlos. Também possuo título de bacharel em Administração Pública pela Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2011). Além de graduação em Educação Física pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2004). Assim como um trimestre letivo no curso de Urbanismo pela Université de Montréal no Canadá (2011). Minha área de interesse acadêmico envolve a temática dos transportes coletivos (em especial metrôs nas pesquisas atuais), políticas públicas de transporte, Sociologia Econômica, Urbana-Rural, Urbanismo e História Urbana. Me interesso pelos aspectos interdisciplinares acadêmicos.

Referências

CARVALHO, C. H. R. DE. MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: Conceitos, Tendências e Reflexões. 2016.

FERRAZ, A. C. P. “COCA” et al. Transporte Público Coletivo Urbano. São Carlos. RiMa Editora, 2023.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo. Atlas, 2008.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro. IBGE, 2023.

ITDP. Padrão de Qualidade DOTS 3.0. 3. ed. Nova Iorque. ITDP, 2017.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo. Atlas, 2010.

NAKAZAWA, M. FMSB: Functions for Medical Statistics Book with some Demographic Data., 2024. Disponível em: <https://cran.r-project.org/web/packages/fmsb/index.html>

PMSP, P. M. DE S. P.: SISTEMA DE CONSULTA DO MAPA DIGITAL DA CIDADE DE SÃO PAULO: Disponível em: <https://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx>. Acesso em: 13 set. 2024.

POSIT TEAM. RStudio: Integrated Development Environment for R: Integrated Development Environment for R. Posit Software, PBC, Boston, MA, 2024. Disponível em: <http://www.posit.co/>

QGIS DEVELOPMENT TEAM. QGIS Geographic Information System. Geospatial Foundation Project, 2024. Disponível em: <http://qgis.osgeo.org>

SCHAFER, A.; VICTOR, D. G. The future mobility of the world population. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 34, n. 3, p. 171–205, 1 abr. 2000.

VALE, D. S. TRANSIT-ORIENTED DEVELOPMENT, INTEGRATION OF LAND USE AND TRANSPORT, AND PEDESTRIAN ACCESSIBILITY: Combining node-place model with pedestrian shed ratio to evaluate and classify station areas in Lisbon. Journal of Transport Geography, v. 45, p. 70–80, 1 mai. 2015.

VALE, D. S.; VIANA, C. M.; PEREIRA, M. THE EXTENDED NODE-PLACE MODEL AT THE LOCAL SCALE: Evaluating the integration of land use and transport for Lisbon’s subway network. Journal of Transport Geography, v. 69, p. 282–293, 1 mai. 2018.

YIN, R. K. ESTUDO DE CASO: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Rodrigues, T. T. S. V. ., Pierini, C. R., & Martinelli , T. de C. . (2024). O USO DO SOLO NAS REGIÕES PRÓXIMAS ÀS ESTAÇÕES DE METRÔ NA CIDADE DE SÃO PAULO: mobilidade urbana e planejamento sustentável. Revista Húmus, 14(41). https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n41.2024.4