GESTÃO ESCOLAR: Implicações e desafios inerentes à gestão de pessoas em escolas públicas

Autores

  • Ernane Fernandes Silva
  • Jacqueline Oliveira Leão Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este ensaio discute o contexto da gestão de pessoas em escolas públicas de educação básica como mecanismo para aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados. A atuação de gestores escolares atualmente requer uma prática com responsabilidade social, capaz de assegurar melhores condições de trabalho aos educadores e congregar o potencial desses no desenvolvimento das atividades de forma coletiva. As discussões abordam o desenvolvimento da gestão escolar no Brasil a partir da década de 1930, interferências da Lei de Diretrizes e Bases da educação na gestão escolar e os desafios e empreendedorismo na gestão de pessoas em escolas públicas. De forma geral, o texto discute sobre o contexto da gestão escolar no Brasil e relaciona com resultados de uma pesquisa de mestrado realizada em Riacho de Santana - Bahia, sobre os impactos da gestão de pessoas por diretores em escolas públicas de educação básica. As discussões enfocam a importância da atuação estratégica de gestores para o bom funcionamento de escolas.

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Biografia do Autor

Ernane Fernandes Silva

Mestre em Administração – FEAD

Jacqueline Oliveira Leão, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutora em Estudos Literários - UFMG.

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Publicado

2014-05-01

Como Citar

Silva, E. F., & Leão, J. O. (2014). GESTÃO ESCOLAR: Implicações e desafios inerentes à gestão de pessoas em escolas públicas. Revista Húmus, 4(10). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2395