GESTÃO ESCOLAR: Implicações e desafios inerentes à gestão de pessoas em escolas públicas
Resumo
Este ensaio discute o contexto da gestão de pessoas em escolas públicas de educação básica como mecanismo para aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados. A atuação de gestores escolares atualmente requer uma prática com responsabilidade social, capaz de assegurar melhores condições de trabalho aos educadores e congregar o potencial desses no desenvolvimento das atividades de forma coletiva. As discussões abordam o desenvolvimento da gestão escolar no Brasil a partir da década de 1930, interferências da Lei de Diretrizes e Bases da educação na gestão escolar e os desafios e empreendedorismo na gestão de pessoas em escolas públicas. De forma geral, o texto discute sobre o contexto da gestão escolar no Brasil e relaciona com resultados de uma pesquisa de mestrado realizada em Riacho de Santana - Bahia, sobre os impactos da gestão de pessoas por diretores em escolas públicas de educação básica. As discussões enfocam a importância da atuação estratégica de gestores para o bom funcionamento de escolas.Downloads
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Publicado
2014-05-01
Como Citar
Silva, E. F., & Leão, J. O. (2014). GESTÃO ESCOLAR: Implicações e desafios inerentes à gestão de pessoas em escolas públicas. Revista Húmus, 4(10). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2395
Edição
Seção
Artigos