Chamada Temática Nº 52 - ÁFRICA CRISTÃ: 2000 ANOS DE HISTÓRIA
ÁFRICA CRISTÃ: 2000 ANOS DE HISTÓRIA
A proposta deste dossiê é reunir artigos produzidos por pesquisadores que têm se dedicado a compreender a historicidade, teologias, cosmovisões e representações culturais dos cristianismos africanos e o impacto do conhecimento ou desconhecimento dessa pluralidade de saberes do cristianismo na historiografia e cultura política e religiosa brasileira.
Assim, faz-se necessária a divulgação e atualização dos estudos sobre cristianismos africanos, tendo em vista que, ao longo da história da historiografia das religiões, o foco tem permanecido em privilegiar o cristianismo eurocentrado, ignorando ou desprezando a riqueza cultural das manifestações cristãs milenares africanas. Neste sentido, deve ser destacado, por exemplo, o fato de que, no decorrer da Modernidade, marcada política, social e economicamente pelo sistema escravista com o infame comércio transatlântico de africanos cativos, engendrado por diversos países europeus, há o exemplo notável da Etiópia, um território com uma tradição cristã, que remonta pelo menos ao século IV, que resistiu às tentativas de colonização europeia.
Dessa forma, entende-se que diante da necessidade de combate aos resquícios da cultura racista e escravista brasileira e no sentido de apresentar um contraponto à ideia unilateral de conquista do cristianismo europeu sobre a África e o consequente apagamento da pluralidade religiosa cristã africana, esta proposta está aberta a receber contribuições interdisciplinares sobre a História da África Cristã e suas implicações sobre a historiografia dos cristianismos no Brasil.
BIBLIOGRAFIA
AHALIGAH, A. K. Early African Christianity: a thematic analysis. E-Journal of Religious and Theological Studies (ERATS), v. 6, n. 5, p. 264–273, 2020.
BASTIDE, Roger. As Américas Negras. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
_____. As Religiões Africanas no Brasil. São Paulo: Editora da USP, 1971.
BAUR, John. 2000 Years of Christianity in Africa: an African Church history. Nairobi: Paulines Publications Africa, 2009.
BEDIAKO, Kwame. Africa and Christian Identity: recovering an ancient story. The Princeton Seminary Bulletin, v. 25, n. 2, p. 153-161, 2004. Disponível em: <https://ia800509.us.archive.org/14/items/princetonseminar2522prin/princetonseminar2522prin.pdf>.
DEWULF, Jeroen. Nova História do Cristianismo Negro na África Ocidental e nas Américas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2024.
EASTMAN, David L. Cristianismo Primitivo no Norte da África. Editora Pro Nobis, 2023.
IHEANACHO, Valentine U. The Significance of African Oral Tradition in the Making of African Christianity Read. HTS Theological Studies, v. 77, n. 2, 2021. Disponível em: <https://hts.org.za/index.php/hts/article/view/6819/19979>.
IRVIN, Dale T.; SUNQUIST, Scott. História do Movimento Cristão Mundial, v. 1: do cristianismo primitivo a 1453. São Paulo: Paulus, 2004.
_____. História do Movimento Cristão Mundial, v. 2: o cristianismo moderno de 1454 a 1800. São Paulo: Paulus, 2015.
ISICHEI, Elizabeth. A History of Christianity in Africa: from antiquity to the present. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1995.
KALU, Ogbu (ed.). African Christianity: an african story. Pretoria: University of Pretoria, 2005.
ODEN, Thomas C. Quão africano é o cristianismo? São Paulo: Quitanda, 2022.
OLUPONA, Jacob K. Religiões Africanas. Petrópolis: Vozes, 2023.
SOARES, Mariza de Carvalho. Diálogos Makii de Francisco Alves de Souza: Manuscrito de uma congregação católica de africanos Mina, 1786. São Paulo: Chão Editora, 2019.
SUNDKLER, Bengt; STEED, Christopher. A History of the Church in Africa. Cambridge University Press, 2000.
TERRA, João Evangelista Martins. Catequese de índios e negros no Brasil colonial. Aparecida, Editora Santuário, 2000.
VIEIRA, Dilermando Ramos. A Virgem Maria na Realidade Afro-brasileira. Aparecida: Editora Santuário, 2021.
ORGANIZAÇÃO
Pedro Henrique Cavalcante de Medeiros
Possui graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e graduação em Teologia pela Faculdade de Ciência e Tecnologia das Assembleias de Deus (FAECAD). Professor do curso de graduação em História da Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT), do curso de pósgraduação em Teologia do Novo Testamento da Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (FACETEN), e no curso de formação teológica do IBADEJA/RJ. Pesquisador do Laboratório de Estudos dos Protestantismos da UFRRJ (LABEP/CNPq) e do Núcleo de Estudos de Cristianismo e África da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – NECRAF/CNPq). Atua no campo da História dos Protestantismos com ênfase em imprensa, missões protestantes, presbiterianismo, relações entre política e religião, temporalidades, escravidão e abolicionismo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1419821329763725
Patrícia Costa Pereira da Silva
É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em Comunicação Institucional pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Direito Educacional pelo Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (IPAE), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou doutorado-sanduíche na Ohio University com bolsa Capes, sob supervisão da Professora Doutora Renee Middleton. Também realizou, sem bolsa, pós-doutoramento em Sociologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob supervisão da Professora Felícia Picanço, em que desenvolveu pesquisa sobre a evasão escolar entre meninos negros. É autora dos livros "Mulheres que o feminismo não vê - Classe e Raça”, “Corrupção da linguagem, corrupção do caráter”, “O que não te contaram sobre o movimento antirracista” e “O mínimo sobre racismo no Brasil”. Atualmente, é Pedagoga da Coordenação de Extensão do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordena o Núcleo de Estudos sobre Cristianismo e África (NECRAF). Interessa-se pelo estudo das relações raciais e das influências africanas no Cristianismo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5459523893347863