O movimento LGBTQIAPN+ e a negritude raça, classe, gênero, sexualidade e as diversas formas de discriminação
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25656Palavras-chave:
LGBTQIAPN , Racismo, InterseccionalidadeResumo
O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o movimento social LGBTQIAPN+ no Brasil. A sigla abrange pessoas que são Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer, Intersexo, Assexuais, Pan, Não-binárias e mais, ou seja pretende incluir todos que fogem à hetero e cis normatividade, desta forma pretendemos utilizar o conceito de interseccionalidade que trata da interação dos diversos tipos de violência que afligem principalmente pessoas socialmente destacadas pelos marcadores sociais de gênero, raça, classe e sexualidade, nas quais tais violências podem ser praticada de forma verbal, física, psicológica e moral. A respeito da metodologia da pesquisa, a mesma se deu por um viés descritivo, realizado através de levantamento bibliográfico sobre a temática. Dessa forma, o trabalho foi fundamentado teoricamente em autores como Luiz Mott (2018), Ronaldo Trindade (2018), Ana Cristina Conceição Santos (2018). Levando em consideração os dados levantados pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil, nota-se que apesar das oscilações nos números o panorama geral de violência contra a comunidade LGBTQIAPN+ continua sendo alarmante. Concluímos que é imprescindível combater toda e qualquer forma de violência contra a comunidade LGBTQIAPN+, sendo responsabilidade de todos, inclusive do poder legislativo e do executivo, buscando por igualdade para que assim possamos construir espaços em um mundo baseado no respeito e na inclusão.
Downloads
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.
APOLINÁRIO, Eleonora Beatriz Ramina et al. As representações do movimento de Stonewall nos Estados Unidos (1969)-“Stonewall-A Luta Pelo Direito de Amar”(1995) e “Stonewall: Onde o Orgulho Começou”(2015). C:/Users/55719/Downloads/154048-Texto% 20do% 20artigo-365987-1-10-20190828, v. 20, n. 1, 2019.
DO NASCIMENTO, Andrew Feitosa. Os primeiros grupos de afirmação homossexual no Brasil contemporâneo. albuquerque: revista de história, v. 7, n. 13, p. 62-84, 2015.
GREEN, James Naylor et al. (Ed.). História do movimento LGBT no Brasil. Alameda., 2018.
D’ÉVREUX, Yves. História das coisas mais memoráveis, ocorridas no Maranhão nos anos de 1613 e 1614. Tradução de Marcella Mortara. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, v. 1864, 2009.
Mortes e violências contra LGBTI+ no Brasil: Dossiê 2023 / Acontece Arte e Política LGBTI+; ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais); ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos). Florianópolis, SC: Acontece, ANTRA, ABGLT, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
