OS MANUAIS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL CABO-VERDIANA
Resumo
Este trabalho se insere no campo dos estudos sobre livros didáticos ou manuais escolares como materiais formativos e constitutivos do currículo escolar. Com foco na representação da diversidade étnico-racial e de gênero, o artigo proposto visa apresentar os resultados da análise realizada nos manuais escolares de língua portuguesa de Cabo Verde, no período de 1994 a 2019. A partir da análise de três coleções com 12 manuais do ensino básico abordaremos neste artigo as representações de: a) criança e infância, b) língua e linguagem e c) história e identidade cabo-verdiana que perpassam os manuais aliados ao contexto histórico e político do período analisado, bem como a política de elaboração destes materiais. A principal hipótese defendida no trabalho é a de que o processo de escolarização, mesmo após a independência do país, ainda coexiste com um projeto de desafricanização de Cabo Verde que se reverbera nos materiais produzidos no próprio país.Downloads
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Publicado
2021-11-18
Como Citar
Gertrudes, J. M. do N., & Cosentino Rodrigues, T. (2021). OS MANUAIS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL CABO-VERDIANA. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/17570
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Artigos
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Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-BrasileirosEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.