OS MANUAIS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL CABO-VERDIANA

Auteurs-es

  • Jezabel Mitsa do Nascimento Gertrudes Universidade Federal de São Carlos
  • Tatiane Cosentino Rodrigues Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Résumé

Este trabalho se insere no campo dos estudos sobre livros didáticos ou manuais escolares como materiais formativos e constitutivos do currículo escolar. Com foco na representação da diversidade étnico-racial e de gênero, o artigo proposto visa apresentar os resultados da análise realizada nos manuais escolares de língua portuguesa de Cabo Verde, no período de 1994 a 2019. A partir da análise de três coleções com 12 manuais do ensino básico abordaremos neste artigo as representações de: a) criança e infância, b) língua e linguagem e c) história e identidade cabo-verdiana que perpassam os manuais aliados ao contexto histórico e político do período analisado, bem como a política de elaboração destes materiais. A principal hipótese defendida no trabalho é a de que o processo de escolarização, mesmo após a independência do país, ainda coexiste com um projeto de desafricanização de Cabo Verde que se reverbera nos materiais produzidos no próprio país.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jezabel Mitsa do Nascimento Gertrudes, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Sociologia - PPGS/UFSCar - Universidade Federal de São Carlos.


Tatiane Cosentino Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. Vice coordenadora do PPGE/UFSCar e pesquisadora do NEAB/UFSCar.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-18

Comment citer

Gertrudes, J. M. do N., & Cosentino Rodrigues, T. (2021). OS MANUAIS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL CABO-VERDIANA. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Consulté à l’adresse https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/17570

Numéro

Rubrique

Artigos