O SISTEMA EDUCATIVO NA GUINÉ-BISSAU

Uma análise do processo de evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundário

Auteurs-es

  • Nelsio Gomes Correia UNILAB

DOI :

https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.4

Mots-clés :

Guiné-Bissau, Ensino secundário, Construção dos currículos, Abandono escolar

Résumé

Este artigo discute sobre o sistema educacional com ênfase na análise do processo da evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundário na Guiné-Bissau. Neste intento, o artigo objetiva-se em compreender as razões da evasão e abandono escolar no ensino secundário. Considerando a natureza do objeto, foi utilizado neste trabalho, o procedimento metodológico qualitativo centrado na análise bibliográfica e documental, através das publicações científicas em periódicos tais como livros, artigos, monografias, documentos, teses e entre outras em busca de informações relevantes e pertinentes para o desenvolvimento da nossa temática. De acordo com as informações sobre o tema analisadas neste presente estudo, percebe-se que para minimizar as futuras consequências no setor educativo, o Estado deveria criar as políticas públicas educacionais voltadas à estabilidade dos sistemas de ensino para possibilitar o maior acesso e a permanência das pessoas mais desfavorecidas do ponto de vista socioeconômica para garantir uma educação igualitária e de qualidade para todos. Por fim, a fragilidade do sector educativo guineense, está relacionada a ausência de investimento na área da educação escolar, na formação de professores e na infraestrutura que possibilite condições para a aprendizagem dos alunos.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Nelsio Gomes Correia, UNILAB

Nelsio Gomes Correia nasceu no dia 01 de junho de 1995 em Ponta Leão, uma Aldeia de Quinhamel sector da Região de Biombo vila da Guiné-Bissau. Esta vila é a capital da região de Biombo. Nelsio Gomes Correia é filho de pais camponeses residentes numa das comunidades distantes da cidade de Quinhamel denominada Ponta Leão (nome do meu pai), onde reside a maioria da minha família, alguns parentes e amigos conhecidos.

Frequentou a Escola missionária do Ensino Básico, “Unificado São Carlos Lwanga” em Quinhamel, região de Biombo norte da Guiné-Bissau. Durante o ensino médio, estudou numa Escola Privada – Centro de Formação Juvenil (CFJ) – e concluiu-se o seu 12o ano de escolaridade no Liceu Regional de Biombo/Quinhamel, Domingos Britos dos Santos em 2015. Após esse período, decidiu-se ir para a Bissau – capital do país – afim de continuar os estudos e foi em 2016 que passou no processo seletivo de estudantes estrangeiros, na qual conseguiu ser aprovado nesta bolsa de Unilab com o intuito de ir continuar   a sua formação no âmbito do ensino superior na UNILAB no município de Redenção /Ceará-BRASIL.

Références

APPLE. Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

AURIGLIETTI, Rosangela Cristina Rocha. Evasão e abandono escolar: causas, consequências e alternativas–o combate à evasão escolar sob a perspectiva dos alunos. Cadernos PDE, v. 1, p. 1-22, 2014.

BARROCO, Sonia Mari Shima. Fracasso escolar na Guiné-Bissau: contribuições da educação e da psicologia brasileira – UEM-Brasil. Agência Financiadora: CAPES, 2015.

BARRETO, Flávio Ataliba Flexa Daltro. Menezes, Adriano Sarquis B. de. et al. (organizadores). Em debate, Economia Ceará. Fortaleza: IPECE, 2012. 263 p. Disponível em:<https://www.ipece.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/45/2015/02/ENCONTRO_ECONOMIA_CEARA_EM_DEBATE_2012.pdf#page=33> Acesso em 14 de novembro de 2019.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. - - (Coleção primeiros passos; 20).

CÁ, Lourenço Ocuni. A constituição da política do currículo na Guiné-Bissau e o mundo globalizado. Cuiabá: EdUFMT/CAPES, 2008.

CÁ, Lourenço Ocuni. A educação durante a colonização portuguesa na Guiné-Bissau (1471-1973. Revista Online Professor Joel Martins, Campinas, SP, V. 2, n. 1, out, 2000.

CAVALCANTE, Valéria Campos; MARINHO, Paulo. A descolonização curricular em uma escola quilombola–uma possibilidade de maior justiça curricular e social. Revista eCurriculum, v. 17, n. 3, p. 963-989, 2019.

DE CARVALHO CASTELAR, Pablo Urano; Monteiro, Vitor Borges; Lavor, Daniel Campos. Um estudo sobre as causas de abandono escolar nas escolas públicas de ensino médio no estado do Ceará. GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, 2012, 1: 33.

DE SOUZA RIZZO, Jakellinny Gonçalves; DE SIQUEIRA MARQUES, Eugênia Portela. O deslocamento epistêmico trazido pelas DCNERER e a formação inicial de professores. Revista de Educação Pública, v. 29, 2020.

FATI, Calilo. Guiné-Bissau: a educação para a liberdade (1963-1973). Revista Café com Sociologia, 2018, 7.1: 62-72.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 2014.

FLÓRIO, Marcelo. Descolonização do currículo: a inserção da cultura africana e afro-brasileira no ensino de jovens e adultos. Revista Educação-UNG-Ser, v. 13, n. 1, p. 105-117, 2018.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012.

GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 75-85, 2003.

GUINÉ-BISSAU. Educação. Fichas técnicas | 2021. UNICEF.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade: tradução de Marcelo Brandão Cipolla. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

INTERNACIONAL, Plan. Disponível em: https://www.dn.pt/lusa/23-das-criancas-da-guinebissau-estao-fora-do-sistema-educativo-formal---relatorio-8615538.html> Acesso em 13 de novembro de 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (INE, 2020). Disponível em: https://www.statguinebissau.com/> Acesso em 27 de novembro de 2021.

LOPES, Catarina - Participação das populações locais no desenvolvimento da educação. Caso de estudo: escolas comunitárias da região de Bafatá, Guiné-Bissau (2004-2006) [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1005>.

LOPEZ, F. L.; MENEZES, N. A. Reprovação, Avanço e Evasão Escolar no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, n. 32, 2002.

MENDES, Leonel Vicente. (DES) CAMINHOS DO SISTEMA DE ENSINO GUINEENSE: avanços, recuos e perspectivas. Editora CRV. 1a edição, 2019, p. 242.

MENDES, Leonel Vicente. (E-BOOK) A ESCOLARIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE QUADROS NAS REGIÕES LIBERTADAS DA GUINÉ-BISSAU: uma perspectiva histórica (1963-1973). Editora Brazil Publishing, 2021, p. 93.

MEYER, John W.; Kamens, David; Benavot, Aaron. Conhecimento escolar para as massas: modelos mundiais e categorias curriculares primárias nacionais no século XX. Routledge, 2017.

Ministério da Educação e Ensino Superior da Guiné-Bissau. Plano Sectorial da Educação. (2017-2025). Disponível em: https://fecongd.org › pdf › PlanoSectorialEducacao. Acesso em: 10 de dezembro de 2021.

MORGADO, José Carlos; SANTOS, Júlio; SILVA, Rui da. Currículo, memória e fragilidades: contributos para (re) pensar a educação na Guiné-Bissau. Configurações. Revista de sociologia, n. 17, p. 57-77, 2016.

N’TCHIGNA, M’bana. A educação no processo de libertação da Guiné-Bissau: a percepção de Amílcar Lopes Cabral. / M’Bana N’Tchigna. - 2017.74f.

OLIVEIRA, Amurabi. Repensando a Sociologia da Educação no Brasil: ações afirmativas e teorias do sul. Revista de Sociología de la Educación-RASE, v. 11, n. 1, p. 59-69, 2018.

República da Guiné-Bissau. Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE, 2010). Disponível em: < https://fecongd.org/pdf/crianca/LeiBasesSistemaEducativo.pdf > Acesso em 27 de novembro de 2021.

ROMÃO, José Eustáquio; GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. 2012 - acervo.paulofreire.org

SANTOS, Edméa; Ramal, A. C. Currículos: teorias e práticas. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

SEMEDO, Maria Odete da Costa. Educação como direito. Revista Guineense de Educação e Cultura–o estado na educação na Guiné-Bissau, n. 1, 2011. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/redes/guinebissau/semedo_educacao_como_direito.pdf

SILVA FILHO, Raimundo Barbosa; DE LIMA ARAÚJO, Ronaldo Marcos. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por escrito, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2017.

SHIRASU, Maitê Rimekká et al. Determinantes da evasão e repetência escolar no ensino médio do Ceará. Revista Econômica do Nordeste, v. 46, n. 4, p. 117-136, 2015.

THOMAZ, Lurdes; Oliveira, R. de C. A educação e a formação do cidadão crítico, autônomo e participativo. Dia-a-dia Educação, p. 1-25, 2009.

UNESCO. Em Guiné-Bissau, o sistema educativo precisa em grande parte de ser construído. Guiné-Bissau, Novembro de 2016 – Nota País 26.

UNESCO. Avaliação Sumativa da Iniciativa "Escolas Amigas das Crianças (EAC)" na Guiné-Bissau (2011-2019). Relatório Final. Guiné-Bissau. Janeiro 2020.

VERGER, Antoni. A política educacional global: conceitos e marcos teóricos chave. Revista Práxis Educativa, v. 14, n. 1, 2019.

Téléchargements

Publié-e

2023-09-27

Comment citer

Correia, N. G. (2023). O SISTEMA EDUCATIVO NA GUINÉ-BISSAU: Uma análise do processo de evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundário. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 6(14), 60–82. https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.4