FINANCEIRIZAÇÃO E HABITAÇÃO
explorando o avanço da securitização de ativos imobiliários no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.07Mots-clés :
Financeirização, Securitização, Financiamentos Imobiliários, Renda da terraRésumé
A securitização de ativos imobiliários tem figurado como uma variável relevante para a compreensão das imbricações contemporâneas entre o ambiente construído urbano e o processo de financeirização da habitação. Todavia, embora uma crescente literatura tenha fornecido importantes considerações associadas à constituição destes mercados de ativos, esses debates trazem, de maneira geral, uma perspectiva construída a partir dos países de capitalismo central. Este trabalho fornece uma contribuição inicial para preencher alguns dos pontos cegos sobre este tema a partir do exemplo brasileiro, explorando a securitização de ativos imobiliários, com ênfase no período entre 2007-2019. Os resultados deste trabalho buscam apresentar duas contribuições analíticas para a literatura da financeirização: 1) fornece um foco específico sobre o fato de que este processo apresenta as principais características de sua regulamentação e difusão no interior do setor imobiliário; 2) argumenta que o avanço efetivamente existente do processo no Brasil não pode ser dissociado do Estado e de suas instituições financeiras, diferentemente das narrativas e imaginários da securitização alicerçada nas finanças corporativas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.