AMAZÔNIA: CARTOGRAFIA E ANÁLISE DIDÁTICA DO ESPAÇO AGRÍCOLA NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE CASTANHAL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.14

Mots-clés :

Ensino de Geografia, Produção Agrícola, Escrita Gráfica, Castanhal

Résumé

Os fundamentos cartográficos e os elementos da comunicação gráfica alcançaram saltos consideráveis a partir da segunda década do século XXI. A unicidade das técnicas anunciada por Santos e Silveira (2008) permitiu novos olhares e interpretações sobre o espaço geográfico. Assim, neste artigo a fundamentação cartográfica e as grafias do cenário agrícola da Região Geográfica Imediata de Castanhal (IBGE, 2017) subsidiam as análises da produção das lavouras agrícolas abordadas sob o viés educacional. A estruturação metodológica desta pesquisa consiste em referenciais cartográficos, geográficos, com aporte nos avanços tecnológicos e de desenho gráfico de assessoramento à temática da pesquisa (CASTRO, 2019), o processo de formação territorial na Amazônia apresenta elementos da unicidade das técnicas (SANTOS, 2013). O resultado é a elaboração de produtos didáticos – cartilhas – nos quais são revelados de forma ilustrada os processos socioespaciais através de desenhos pictóricos infantis com uso do software Inkscape; a formalização da escrita incorporada aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) a partir do software Quantum Gis (versão 3.14 - π Pi), expressam o objetivo proposto nesta pesquisa, confecção de Cartilha Cartográfica abordando a Produção Agrícola regional, enquanto elaboração de recurso didático voltado ao ensino de Geografia, revelando e afirmando o papel protagonista da Cartografia e da escrita gráfica na segunda década do século XXI.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Carlos Jorge Nogueira de Castro, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Universitário de Igarapé-Açu e do Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGG-UEPA. Pesquisador do Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM) e do Observatório da Violência, Metrópole, Criminalidade e Vulnerabilidade.

Railana Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Pará

Discente do Curso de Licenciatura em Geografia e Bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade do Estado do Pará – UEPA/Campus Universitário de Castanhal. Integrante do Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia (GEOCAM).

Références

ALMEIDA, Rosângela Doin de. A propósito da questão teórica metodológica sobre o ensino de geografia. In: RIBEIRO, Wagner Costa (org.). Prática de ensino em Geografia. São Paulo: Ed. Marco Zero / AGB, 1991.

ANDRADE, Felipe Inácio Melo. A elaboração de Recursos Didáticos no Ensino de Geografia na formação territorial da Região Geográfica Imediata de Castanhal. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) - Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, 2020.

BARBOSA, Rodolpho Pinto. A Questão do Método Cartográfico. Revista Brasileira de Geografia, 1967: 117-128.

CASTRO, Carlos Jorge Nogueira de. Belém: da Formação da Cidade à atuação dos Agentes do Sistema de Transporte Urbano. Em: Belém dos 400 anos: Análises Geográficas e Impactos Antropogênicos, In Christian Nunes da Silva, Luziane Mesquita da Luz, Franciney Carvalho da Ponte e José Edilson Cardoso Rodrigues, 275-296. Belém: GAPTA-UFPA, 2017.

______. Projeto cartográfico e a pesquisa: a implementação da escrita gráfica nos princípios geográficos e o tripé Geografia - Cartografia - Geoinformação. Revista Interespaço. Grajaú/MA. v.5, n. 17. p. 01-17 maio/ago. 2019.

CONCEIÇÃO, Ewerton Henrique; BEZERRA, Levi Araujo; BARROS, Daniely Santos; SOUZA, Luiz Carlos Alves. A Produção e Uso de uma Cartilha Educativa como Recurso Didático no Ensino do Ciclo da Água. VI Congresso Internacional das Licenciaturas - Cointer - PDVL. 2019.

ÉGLER, Eugênia Gonçalves. A Zona Bragantina no Estado do Pará. Revista Brasileira de Geografia, 1961: 71-102.

EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Cultivo de Frutos. Disponível em: https://www.embrapa.br > (acesso em: 2 de Janeiro de 2021).

FAPESPA, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas. Anuário estatístico do Pará. Belém, 2019.

GEOCAM. Grupo de Estudos e Observação Cartográfica da Amazônia. Projeto Cartográfico: Produção de Recursos Didáticos em Geografia na Região Geográfica Imediata de Castanhal. Universidade do Estado do Pará. Projeto de Desenho Gráfico e Escrita Gráfica (Carlos Castro e Railana Oliveira). Igarapé-Açu, 2020.

______. Quantum Gis: Desenho Escalonado e Análise da Produção de Dendê R.G.I. de Castanhal, em 2017. Disponível em, 27 de Outubro de 2020. http://geografia-cartografia.blogspot.com/2020/10/quantum-gis-desenho-escalonado-e.html (acesso em, 18 de Janeiro de 2021).

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias: 2017. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Geografia, 2017.

______. IBGE - Cidades: Vitória de Santo Antão-PE. 1 de Janeiro de 2020 a. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/vitoria-de-santo-antao/panorama (acesso em: 31 de Março de 2021).

______. IBGE - Cidades: Vigia-PA. 1 de Janeiro de 2020 b. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/vigia/panorama (acesso em: 31 de Março de 2021).

INKSCAPE. Software: versão 0.92.5 - Draw Freely. 2017. Disponível: 6 junho de 2017 em: https://inkscape.org/ (acesso em: 11 de Agosto, 2020).

LOPES, Francisco de Assis da Silva. A expansão da Mobilidade do Transporte Rural e suas interações ao Espaço Urbano de Castanhal. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) - Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado do Pará, Igarapé-Açu, Pará, 2019.

MORAES, Andrea Cristina Costa; SOUSA, Marco Antônio de Moura. A Cartografia e Ensino de Geografia: o uso de mapas temáticos e seu processo de ensino aprendizagem na E. E. de E. F. Comandante Castilhos França (Vigia de Nazaré-PA). Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) - Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado do Pará, Vigia, Pará, 2014.

PENHA, Jonas. Marques; MELO, Josandra Araújo Barreto. Geografia, novas tecnologias e ensino: (re)conhecendo o “lugar” de vivência por meio do uso do google earth e google maps. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 28, p. 116-151, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/13119/16421 > acesso em: 23 de Março. 2021.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia Amazônias. São Paulo: Contexto, 2012.

QUANTUM-GIS. Software: versão 3.14 - π Pi. Disponível em: https://qgis.org/pt_BR/site/ > acesso em: 1 Dezembro 2021.

SÁ, Rodrigo dos Santos. Ensino de Geografia e Cartografia: uma proposta prática de atividade para a utilização da cartografia temática em sala de aula. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) - Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado do Pará, Igarapé-Açu, Pará, 2019.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Edusp, 2008.

______. Por uma Geografia Nova: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: EdUsp, 2012.

______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2013.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SOARES, Daniel Araújo Sombra; TACO, Luís Hernán Villacís; CASTRO, Carlos Jorge Nogueira de; OLIVEIRA, Rodrigo Rafael Souza de; MORAES, Sérgio Cardoso de “Desenvolvimento da cartografia como linguagem geográfica: um processo de aprendizagem territorial.”, In: Revista Atlante: Cadernos de Educação e Desenvolvimento (Online) 20 p., 2018. Disponível em: < https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/07/desenvolvimento-cartografia.html >. Acesso em: 1 Março de 2021.

TRINDADE, José Raimundo Barreto; OLIVEIRA, Wesley Pereira. Conversão Geopolítica da Fronteira e Estratégia de desenvolvimento regional: a intervenção Estatal na Amazônia Brasileira a partir dos anos de 1940. Em: Seis Décadas de Intervenção Estatal na Amazônia: a SPVEA auge e crise do ciclo ideológico do desenvolvimento brasileiro, In: José Raimundo Barreto Trindade (Org.), 41-59. Belém: Paka-Tatu, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2023-08-12

Comment citer

CASTRO, Carlos Jorge Nogueira de; SILVA, Railana Oliveira da.
AMAZÔNIA: CARTOGRAFIA E ANÁLISE DIDÁTICA DO ESPAÇO AGRÍCOLA NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE CASTANHAL
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202314, 12 août 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/16621. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos