Desempenho agronômico e fotossintético de videiras das variedades Chardonnay e Pinot Noir em São Joaquim, Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e22083Palabras clave:
Variáveis vegetativas, Variáveis produtivas, Viticultura de altitudeResumen
O cultivo de videiras em regiões de altitude, como a região de São Joaquim, em Santa Catarina-SC, tem-se destacado na produção de vinhos finos. Objetivou-se avaliar o desempenho agronômico e fotossintético das variedades Chardonnay e Pinot Noir em São Joaquim, SC. O estudo foi conduzido durante a colheita de 2022/2023, em vinhedo comercial situado a 1230m de altitude. Foram analisadas as variáveis vegetativas, produtivas, fotossintéticas e maturação tecnológica. Para as variáveis número de ramos, de cachos, índice de fertilidade, produtividade, sólidos solúveis e índice Spad, a variedade Pinot Noir apresentou melhor desempenho em relação à Chardonnay. Os parâmetros de trocas gasosas (fotossíntese líquida, taxa transpiratória e eficiência da carboxilação) foram superiores na Chardonnay. Porém, isto não refletiu em aumento de produção e produtividade, mas provavelmente em maior vigor vegetativo. Para as condições do presente estudo, a variedade Pinot Noir é mais eficiente na utilização dos recursos disponíveis, pois destacou-se com maior área foliar, produção, produtividade, relações área foliar/produção, variáveis vegetativas, sólidos solúveis e índice Spad em relação à variedade Chardonnay.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.