Análise da ocorrência de incêndios e queimadas mediante as condições climáticas e interferências antrópicas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e16260Palabras clave:
Condições climáticas, Atividades antrópicas, Dinâmica do uso do solo, Matriz de MudançaResumen
Objetivou-se avaliar as ocorrências de incêndios e queimadas em função das variáveis climáticas e antrópicas representadas pelo Índice de Anomalia de Chuva (IAC) e pelo mapeamento de cobertura e uso da terra (MCUT). Para o IAC, utilizaram-se dados de chuva de uma série de trinta anos, e para o MCUT de 2010 e 2019 utilizaram-se imagens do sensor Vexcel Ultracam e do Satélite Sentinel 2B, respectivamente. Os dados de focos foram adquiridos no do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), referente ao período de 2014 a 2019. Os resultados mostraram que houve dezesseis anomalias negativas, destacando-se o ano de 2014 com IAC extremamente seco, e que nos anos de 2012, 2016 e 2019 os focos ocorreram em períodos com anomalias positivas. Quanto às classes da espacialização do IAC, a classe seco representou aproximadamente 50% da área total da bacia. Em relação aos tipos de cobertura e uso da terra, destacaram-se as florestas com mais mudanças. Concluiu-se que os focos não são apenas influenciados por fatores ambientais, mas sobretudo, por atividades humanas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.