O AJUSTE NEOLIBERAL E OS EFEITOS DA FINANCEIRIZAÇÃO NA PRODUÇÃO HABITACIONAL EM BELÉM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.05

Palavras-chave:

Habitação Social, Ajuste Neoliberal, Belém

Resumo

Este trabalho sugere em linhas gerais que as especificidades do processo de urbanização da Amazônia e de sua questão fundiária particularizam o ajuste neoliberal, trazendo um caráter diferente do que ocorre em outras regiões do país no que se refere à política habitacional. Articula-se a ocorrência de modificações imobiliárias recentes (anos 2010) na área de expansão de Belém a partir do exame dos diversos momentos de implementação de políticas habitacionais localmente. Com o panorama oferecido pelo trabalho, conclui-se que as transformações analisadas na provisão de habitação representam uma forma de ajuste ao capitalismo e do papel da Amazônia na divisão internacional do trabalho, o que leva ao entendimento de que o caráter econômico da produção da habitação presente desde as primeiras políticas habitacionais semeou um cenário propício para o que seria a financeirização da moradia em meio à implementação do Programa Minha Casa Minha Vida e seus sucessores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Bentes Machado Sardo Leão, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará – PPGAU/UFPA.

José Júlio Ferreira Lima, Universidade Federal do Pará

Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará – PPGAU/UFPA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2023-01-26

Como Citar

LEÃO, Monique Bentes Machado Sardo; LIMA, José Júlio Ferreira.
O AJUSTE NEOLIBERAL E OS EFEITOS DA FINANCEIRIZAÇÃO NA PRODUÇÃO HABITACIONAL EM BELÉM
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.05, 26 Jan 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.