AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DO ENSINO DE FÍSICA (PARA O ENSINO MÉDIO E NOVO ENSINO MÉDIO) NO CONTEXTO PÓS PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n12.2024.1

Palavras-chave:

Física, Desafios de aprendizagem, pós pandemia

Resumo

Quase dois anos após o fechamento total ou parcial das escolas devido ao distanciamento social imposto pela Covid-19, a grande pergunta que os professores fazem agora é qual o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos. Este estudo tem como objetivo analisar os desafios e dificuldades do ensino de física no ensino médio por meio de deficiências na concepção e aprendizado de matemática e português devido ao ensino inadequado durante a pandemia. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, onde foram utilizadas as bases de dados do Google Acadêmico e Capes. Concluiu-se que que os desafios educacionais impostos pela pandemia de COVID-19 tiveram um grande impacto no processo de ensino de física, sendo de suma importância identificar as áreas do conhecimento em que os alunos têm maior dificuldade e, assim, planejar as intervenções instrucionais desenvolvidas ao longo do curso de física.

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Biografia do Autor

Renata Morri Perroni Abud, Universidade de Araraquara

Possui licenciatura plena em Física polivalente em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é professora de Matemática e Física do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Sandra Imaculada Maintinguer, Instituto de Pesquisa em Bioenergia - Lab Central - Unesp - Rio Claro

Coordenador do Laboratório de Biossistemas para Bioenergia do IPBEN - Instituto de Pesquisa em Bioenergia - Lab Central - Unesp - Rio Claro. Possui graduação em Ecologia pela UNESP - Rio Claro - SP, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP Universidade de São Paulo, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Biotecnologia. Pesquisadora credenciada no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANP (Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis) e membro integrante da Rede Latino-Americana do Biohidrogênio composta por pesquisadores do Brasil, México, Uruguai e Chile. Tem experiência na área de Bioenergia, com ênfase em Biotecnologia, Microbiologia de anaeróbios e Biologia Molecular atuando principalmente nos seguintes temas: geração de energia do hidrogênio e metano, processos biológicos do sistema de tratamento de efluentes, consórcios de arquéias metanogênicas, bactérias anaeróbias fermentativas e fototróficas produtoras de hidrogênio, degradação biológica de compostos orgânicos e tóxicos.

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Publicado

2024-06-12

Como Citar

ABUD, Renata Morri Perroni; MAINTINGUER, Sandra Imaculada.
AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DO ENSINO DE FÍSICA (PARA O ENSINO MÉDIO E NOVO ENSINO MÉDIO) NO CONTEXTO PÓS PANDEMIA
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 12, p. 4–20, 12 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/23235. Acesso em: 3 jul 2024.

Edição

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Artigos