CANCIONISTAS EM DIÁLOGOS:

desejos, ausências e a escuta de si

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n13.2024.13

Parole chiave:

Pesquisa Artística, Criação Musical, Conversa, Canção Popular Brasileira.

Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir à luz da autoetnografia e da pesquisa artística sobre processos de criação musical das autoras Gabriela Silveira e Sarah Alencar, ambas cantoras e compositoras no âmbito da canção popular brasileira. Para tanto, utilizamos a conversa enquanto método para a emergência da escuta de si, na qual nos debruçamos sobre gravações de diálogos entre as autoras/artistas, em que foram debatidos os processos criativos de cada uma. As reflexões acerca dos diálogos frutificaram em diferentes direções, de acordo com as singularidades de cada pesquisa. Para Gabriela, em pesquisa sobre um processo artístico já finalizado, o diálogo foi refletido sob a lente da subjetividade na criação musical. A partir do trabalho da “Cartografia Sentimental” de Suely Rolnik, a figura de quem cartografa foi relacionada à figura de quem compõe para pensar como a subjetividade e os desejos podem mover o processo de criação musical. A partir da conversa feita, foram identificados materiais disparadores para tecer as relações e provocar reflexões sobre o tema no terreno da criação musical das autoras em questão. Para Sarah, em pesquisa sobre um processo artístico em andamento, a conversa possibilitou que fosse trilhada uma reflexão sobre o aspecto relacional dos assuntos teóricos abordados em sua pesquisa. Partindo do assunto do ritmo abordado na conversa com Gabriela, é proposto que corpo, memória, palavra, voz e som sejam olhados sob seu aspecto relacional, para que uma nova canção seja criada. Dessa forma, a canção é planejada desde sua composição, arranjo e performance a partir de sua relação com as ausências, em uma ação de esculpir o silêncio. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Gabriela Silveira de Andrade, Universidade Estadual de São Paulo

Musicista e pesquisadora, graduada em Música pela Universidade de São Paulo (USP) onde atualmente é mestranda na área de pesquisa em Processos de Criação Musical. Formada nos cursos de Canto MPB e Percussão MPB pelo Conservatório Dramático Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí e em Percussão Avançada pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). Lançou seu primeiro álbum autoral em 2018 intitulado "Corrente", objeto de pesquisa do seu TCC, e o segundo álbum autoral em 2024 intitulado "No Grito Do Temporal", objeto de pesquisa do seu mestrado. Ganhou duas premiações em composição musical: Troféu Revelação 2013, pelo "Festival de Música de Itanhandú", e o Prêmio em Composição pelo "Festival Nascente USP 2019".

Sarah Alencar Alves, Universidade do Estado de São Paulo

Compositora, cantora, professora de canto, pesquisadora e mãe, Sarah Alencar iniciou sua carreira no cenário musical underground de Goiânia, sua cidade natal no centro do Brasil. Mudou-se para São Paulo onde se formou em Composição, concluiu mestrado em Musicologia e atualmente é doutorando em Processos de Criação Musical, todos pela Universidade de São Paulo. Em julho de 2023, a artista lançou seu primeiro álbum e show de autoria própria pelo selo YB Music, 'Nuestro Encontro'. Sua pesquisa atual é sobre a poética do corpo na criação musical, no campo da canção popular brasileira. Através da reflexão autoetnográfica e no campo da investigação artística, o trabalho pretende explorar as intersecções entre corpo, som, palavra e memória, numa perspectiva artística e reflexiva para a criação de um novo álbum.

Riferimenti bibliografici

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

BRANCO, Lúcia Castello. O que é escrita feminina. São Paulo: editora brasiliense, 1991.

CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: Filosofia da expressão vocal. Trad. Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. Rio de Janeiro: Cobogó, 2023.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora UFRGS, 2011.

Artigos em periódico

BONAFÉ, Valéria & CAMPESATO, Lilian A conversa enquanto método para emergência da escuta de si. DEBATES | UNIRIO, n. 22, p.28-52, dez., 2019. Disponível em: https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/9651

FILHO, Paulo Oliveira Rios; MOLINARI Paula Maria Aristides de Oliveira. Pesquisa Artística na formação de professores de música. Revista Claves, João Pessoa, v. 1, p. 135-148, 15/out, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/claves/article/view/64545

PINHEIRO, Giovana S. Composições e Ritornelos: performances do corpo no tempo espiralar. Revista Liteafro, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2022. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/arquivos/autores/Leda_Maria_Martins_resenha_Giovanna_Tempo_espiralar_def.pdf

ROLNIK, Suely. Políticas da hibridação. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, v. 12, p. 14-22, Editora PUC, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cadernossubjetividade/article/view/38440

Pubblicato

2024-12-13

Come citare

ANDRADE, Gabriela Silveira de; ALVES, Sarah Alencar.
CANCIONISTAS EM DIÁLOGOS:: desejos, ausências e a escuta de si
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 13, p. 97–120, 13 dic. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/24216. Acesso em: 22 dic. 2024.