CANCIONISTAS EM DIÁLOGOS:
desejos, ausências e a escuta de si
DOI :
https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n13.2024.13Mots-clés :
Pesquisa Artística, Criação Musical, Conversa, Canção Popular Brasileira.Résumé
Este artigo tem como objetivo refletir à luz da autoetnografia e da pesquisa artística sobre processos de criação musical das autoras Gabriela Silveira e Sarah Alencar, ambas cantoras e compositoras no âmbito da canção popular brasileira. Para tanto, utilizamos a conversa enquanto método para a emergência da escuta de si, na qual nos debruçamos sobre gravações de diálogos entre as autoras/artistas, em que foram debatidos os processos criativos de cada uma. As reflexões acerca dos diálogos frutificaram em diferentes direções, de acordo com as singularidades de cada pesquisa. Para Gabriela, em pesquisa sobre um processo artístico já finalizado, o diálogo foi refletido sob a lente da subjetividade na criação musical. A partir do trabalho da “Cartografia Sentimental” de Suely Rolnik, a figura de quem cartografa foi relacionada à figura de quem compõe para pensar como a subjetividade e os desejos podem mover o processo de criação musical. A partir da conversa feita, foram identificados materiais disparadores para tecer as relações e provocar reflexões sobre o tema no terreno da criação musical das autoras em questão. Para Sarah, em pesquisa sobre um processo artístico em andamento, a conversa possibilitou que fosse trilhada uma reflexão sobre o aspecto relacional dos assuntos teóricos abordados em sua pesquisa. Partindo do assunto do ritmo abordado na conversa com Gabriela, é proposto que corpo, memória, palavra, voz e som sejam olhados sob seu aspecto relacional, para que uma nova canção seja criada. Dessa forma, a canção é planejada desde sua composição, arranjo e performance a partir de sua relação com as ausências, em uma ação de esculpir o silêncio.
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Références
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