POR UMA EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA:
a música como direito e não como privilégio
DOI :
https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n13.2024.15Mots-clés :
Educação Musical, Mito do gênio, Música como direitoRésumé
Neste texto discute-se o problema da ênfase no ensino de música voltado para as crianças e se problematiza a questão do mito do gênio. Questiona-se a ausência da consideração dos aspectos sociais que envolvem a música, haja vista que, além de uma forma de arte, ela também é uma prática social. Dessa maneira, considerando-se os seus efeitos positivos para a saúde e para o bem estar das pessoas, sugere-se que o campo da Educação Musical amplie seu escopo de atuação e considere a música como um direito, de forma a não tratar sua prática apenas como uma questão de desenvolvimento técnico.
Téléchargements
Références
ASHTON, Kevin. Genialidade é um conceito ridículo, diz professor do MIT. Entrevista concedida à Claudia Gasparini. Revista Exame.com, São Paulo, ago. 2016. Disponível em: https://exame.com/carreira/genialidade-e-um-conceito-ridiculo-diz-professor-do-mit/. Acesso em: 9 jan. 2024.
AUGUSTO, Antonio. A civilização como missão: o Conservatório de Música no Império do Brasil. Revista Brasileira de Música, Londrina, v. 23, n. 1, p. 67-91, 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/view/29355. Acesso em: 8 jan. 2024.
DAMO, Arlei Sander. Do dom à profissão: formação de futebolistas no Brasil e na França. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Ed., Anpocs, 2007.
DW BRASIL. O segredo das crianças prodígio na música. YouTube, 29 de março de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nMTIoENJlrM&ab_channel=DWBrasil. Acesso em: 9 abr. 2023.
FLUSSER, Victor. Música no hospital. Revista Ciências em Saúde, v. 1, n. 2, 2011. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/510/325. Acesso em: 10 jan. 2024.
FOUCAULT, Michel. Poder-corpo. In: FOUCAULT, MICHEL. Microfísica do poder. 26. ed. São Paulo: Graal, 2013, p. 234-243.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
FRAYSE-PEREIRA, João A. Nise da Silveira: imagens do inconsciente entre psicologia, arte e política. Estudos Avançados, v. 17 n. 49, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300012. Acesso em: 9 jan. 2024.
GRESSLER, Sandra Christina & GÜNTHER, Isolda de Araújo. Ambientes restauradores: definição, histórico, abordagens e pesquisas. Estudos de Psicologia v. 18, n. 3, p. 487-495, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/h4t9nkcPW4Srq7WX7P8dQsf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2023.
HANSER, Suzzane B. Music Therapy Strategies for Wellness. Crossroads of Music and Wellness, 2019. Disponível em: https://remix.berklee.edu/mh-exchange-music-wellness/4/. Acesso em: 10 abr. 2023.
KUBICEK, Lorrie. Can music improve our health and quality of life. Harvard Health Publishing, 2022. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/blog/can-music-improve-our-health-and-quality-of-life-202207252786#:~:text=This%20recent%20systematic%20review%20and,health%E2%80%93related%20quality%20of%20life. Acesso em: 10 abr. 2023.
LEAL, Sergio. Diálogos com o silêncio na contemporaneidade: excesso de ruídos, educação sonora e música. Orientadora: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. 2023. 435 f. Tese (Doutorado em Educação Musical) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023a.
LEAL, Sergio. Música sintrópica: Ecologia e valorização do local. IX Simpósio Internacional de Música na Amazônia - SIMA 2023, 2023, Cuiabá-MT. Anais do IX Simpósio Internacional de Música na Amazônia - SIMA 2023/ Seminário de Práticas de Pesquisa em Música - SEPEM 2023, 2023b, p. 112-125.
LEAN, David, dir. 1962. Lawrence da Arábia. Estados Unidos: Columbia Pictures; Horizon Pictures. 1 DVD (227 min).
MAGALDI, Felipe. “Não sou curandeiro, sou cientista!”: teatro, psiquiatria, neurociências e epigenética na psicopatologia de um médico-ator. Áltera, v. 1, n. 10, 2020, p. 28-57. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/altera/article/view/44488/31386. Acesso em: 9 jan. 2024.
MANDER, Jerry. The Capitalism papers: fatal flaws of an obsolete system. Berkeley: Counterpoint, 2012.
MASSIS, Diana. Todas as crianças carregam em si a semente da genialidade, diz educadora. BBC News Brasil, 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-62760501. Acesso em: 12 abr. 2023.
MOLINARI, Paula Maria Aristides de Oliveira & RIOS FILHO, Paulo Oliveira. Pesquisa Artística na formação de professores de música. Claves, v. 2022, n. 1, 2022, p. 135-148. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/claves/article/view/64545
. Acesso em: 10 jan. 2024.
NICCOL, Andrew, dir. 1997. Gattaca. Estados Unidos: Columbia Pictures Corporation; Jersey Films, 1997. 1 DVD (106 min).
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Ensino superior em Música, colonialidade e currículos. Revista Brasileira de Educação, v. 25 e250054, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5xrpGmgvKpQ8tfrMgb4cLyt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 jan. 2024.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros et al. Habitus conservatorial: apropriação do conceito nos anais do Congresso Nacional da ABEM (2012-2020). XXV Congresso Nacional da ABEM: A Educação Musical Brasileira e a construção de um outro mundo, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/881/public/881-4327-1-PB.pdf. Acesso em: 7 jan. 2024.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, Londrina, v. 25, n. 39, p. 132-159, 2017. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/726. Acesso em: 8 jan. 2024.
RUUD, Even. Caminhos da musicoterapia. São Paulo: Summus, 1990.
SANTOS, Luiz Gonzaga Pereira dos. Entrevista com Nise da Silveira. Revista Psicologia Ciência e Profissão, v. 14, n. 1-3, 1994. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931994000100005. Acesso em: 9 jan. 2024.
SCHROEDER, Silvia Cordeiro Nassif & SCHROEDER, Jorge Luiz. Conversas sobre música: uma experiência de apreciação musical junto a educadores. XIII Encontro anual da ABEM, 2004, Rio de Janeiro-RJ. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2004.pdf. Acesso em: 7 jan. 2024.
SELVENDRAN, Subothini; AGGARWAL, Nikhil & VASSILIOU, Vassilios. Tuning the heart with music. Journal of the Royal Society of Medicine, v. 108, n. 11, 2015, p. 462-464. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4672252/. Acesso em: 10 abr. 2023.
WALSH, Sebastian & BRAINE, Carol E. Does playing a musical instrument prevent dementia? Alzheimer’s and Dementia, vol. 17, n. 10, 2021. Disponível em: https://alz-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/alz.049684. Acesso em: 10 abr. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Sergio Leal 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.