Por una Educación Musical inclusiva

la música como un derecho y no como privilegio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n13.2024.15

Palabras clave:

Educación Musical, Mito del genio, Música como un derecho

Resumen

En este texto se discute el problema de la enfatización en el enseñanza de música para los niños y se problematiza la questión del mito del genio. Se cuestiona la ausência de consideración de los aspectos sociales que involucran a la música, dado que, además de ser uma forma de arte, también es una práctica social. Así, considerando sus efectos positivos para la salud y para el bienestar de las personas, se sugiere que el campo de la Educación Musical amplíe su ámbito de acción y considere la música como un derecho, para non tratar su práctica solamente como un problema de desarollo técnico.

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Biografía del autor/a

Sergio Leal, Universidade Federal do Maranhão

Pesquisador com foco na Ecologia Sonora e na interdisciplinaridade da Música com outros campos do saber. Atua como professor substituto no Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos-Música, na Universidade Federal do Maranhão – Campus São Bernardo, no qual ministra disciplinas de teoria e percepção e de criação musical. É compositor de repertório erudito, com obras interpretadas desde o início dos anos 2000 por solistas e grupos musicais no Brasil e na Europa. Entre esses, destacam-se o Quarteto Pererê, o Quinteto Aralume, a Camerata Guarucordas, a Orquestra Gru Sinfônica e a cantora Paula Molinari, entre outros. Sua formação acadêmica abrange uma graduação em Música, com habilitação em composição e regência, pelo Instituto de Artes da UNESP (2006); uma graduação em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2016); uma especialização em Ciências Sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2010) e um doutorado em Música, pelo Instituto de Artes da UNESP (2023). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical da UNESP – G-PEM e do Grupo Todos os Sons (UFMA).

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Publicado

2024-12-13

Cómo citar

LEAL, Sergio.
Por una Educación Musical inclusiva: la música como un derecho y no como privilegio
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 13, p. 143–167, 13 dic. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/22594. Acesso em: 22 dic. 2024.