POR UMA EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA:

a música como direito e não como privilégio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n13.2024.15

Palavras-chave:

Educação Musical, Mito do gênio, Música como direito

Resumo

Neste texto discute-se o problema da ênfase no ensino de música voltado para as crianças e se problematiza a questão do mito do gênio. Questiona-se a ausência da consideração dos aspectos sociais que envolvem a música, haja vista que, além de uma forma de arte, ela também é uma prática social. Dessa maneira, considerando-se os seus efeitos positivos para a saúde e para o bem estar das pessoas, sugere-se que o campo da Educação Musical amplie seu escopo de atuação e considere a música como um direito, de forma a não tratar sua prática apenas como uma questão de desenvolvimento técnico.

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Biografia do Autor

Sergio Leal, Universidade Federal do Maranhão

Pesquisador com foco na Ecologia Sonora e na interdisciplinaridade da Música com outros campos do saber. Atua como professor substituto no Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos-Música, na Universidade Federal do Maranhão – Campus São Bernardo, no qual ministra disciplinas de teoria e percepção e de criação musical. É compositor de repertório erudito, com obras interpretadas desde o início dos anos 2000 por solistas e grupos musicais no Brasil e na Europa. Entre esses, destacam-se o Quarteto Pererê, o Quinteto Aralume, a Camerata Guarucordas, a Orquestra Gru Sinfônica e a cantora Paula Molinari, entre outros. Sua formação acadêmica abrange uma graduação em Música, com habilitação em composição e regência, pelo Instituto de Artes da UNESP (2006); uma graduação em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2016); uma especialização em Ciências Sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2010) e um doutorado em Música, pelo Instituto de Artes da UNESP (2023). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical da UNESP – G-PEM e do Grupo Todos os Sons (UFMA).

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

LEAL, Sergio.
POR UMA EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA:: a música como direito e não como privilégio
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 13, p. 143–167, 13 Dez 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/22594. Acesso em: 21 dez 2024.