PUBLICIDADE E ENTRETENIMENTO: uma análise da presença de marcas na série Stranger Things

Autores

  • Pamela Saunders Uchôa Craveiro Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Renata Vieira Lima Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

Prosumer. Publicidade Híbrida. Product Placement. Stranger Things.

Resumo

Este artigo analisa a presença de marcas na segunda temporada da série norte-americana Stranger Things. Foram articuladas contribuições de autores como Toffler (1980), Atem e Tavares (2014), Covaleski (2010, 2015), Perez (2016), Bezerra (2016), entre outros para discutir os desafios da publicidade no cenário contemporâneo. Foi usado o método de análise de conteúdo do tipo categorial (BARDIN, 2009) juntamente à associação de técnicas de medição quantitativas e qualitativas. A análise mostrou a presença intensa de marcas entremeadas ao entretenimento de diversas formas, proporcionando uma comunicação menos interruptiva, contextualizada, travestida de diversão, mas não destituída de função persuasiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Saunders Uchôa Craveiro, Universidade Federal Fluminense - UFF

 

Doutora em Comunicação (UVIGO-Espanha), com pós-doutorado em Mídia e Cotidiano (UFF)

Renata Vieira Lima, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

 

Publicitária, graduada pela UFMT

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

CRAVEIRO, Pamela Saunders Uchôa; LIMA, Renata Vieira.
PUBLICIDADE E ENTRETENIMENTO: uma análise da presença de marcas na série Stranger Things
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 215–234, 27 Dez 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13152. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos