AS MARCAS DE ESTEREÓTIPOS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE JERÔNIMO, O REI DO SERTÃO

Auteurs-es

  • Isaac Newton Programa de Pós Graduação Associado em Artes Visuais UFPB| UFPE
  • Alberto Ricardo Pessoa Programa de Pós Graduação Associado em Artes Visuais UFPB| UFPE

Mots-clés :

Estereótipos, Histórias em Quadrinhos, Personagens, Produto cultura, Radionovelas

Résumé

O objetivo deste artigo é estudar e refletir sobre as marcas de discurso estereotipadas nas histórias em quadrinhos de temática regionalista brasileira, tomando como objeto de análise os personagens da obra Jerônimo, o Rei do Sertão. Ilustrada por Edmundo Rodrigues e baseada no folhetim radiofônico criado por Moysés Weltman na primeira metade do século XX, essa obra apresenta uma narrativa de aventura ambientada em uma cartografia imaginária do sertão brasileiro, diferenciando-se, assim, da maioria das radionovelas inspiradas em pastiches norte-americanos e tornando-se um grande sucesso entre crianças e adolescentes. O método de investigação adotado consiste em uma revisão bibliográfica com ênfase em estudos sobre a história das radionovelas e histórias em quadrinhos 98 Cambiassu, v. 19, n. 33 – Jan./Jun. 2024 brasileiras da época, o estereótipo aplicado na comunicação e suas reverberações no cotidiano e no imaginário social. As marcas de discurso em Jerônimo, o Rei do Sertão suscitam questionamentos sobre a genuína intenção de retratar a sociedade brasileira de maneira inclusiva e demonstram que a obra contribuiu para a perpetuação do racismo e do patriarcado em seus receptores, enquanto produto cultural massificado.

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Publié-e

2024-07-01

Comment citer

NEWTON, Isaac; PESSOA, Alberto Ricardo.
AS MARCAS DE ESTEREÓTIPOS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE JERÔNIMO, O REI DO SERTÃO
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 19, n. 33, p. 97–113, 1 juill. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/23890. Acesso em: 3 juill. 2024.

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