As tecnologias sonoras aplicadas ao processo educativo

Auteurs-es

  • Rosinete de Jesus Silva Ferreira Universidade Federal do Maranhão

DOI :

https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n32.2023.13

Mots-clés :

tecnologia sonora, ensino-aprendizagem, podcast, disciplina mídia- educação

Résumé

Os campos da Comunicação e Educação possuem gêneses distintas, mas se entrelaçam constantemente. A mídia não pode ser excluída do processo de educação e sim incorporada nas ações diárias e práticas de ensino. Os adolescentes estão cada vez mais imersos nas tecnologias e nem sempre os professores os acompanham e tiram benefícios dessas dinâmicas tecnológicas para aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo central desenvolver produtos sonoros com conteúdo educacional formal e não formal. Aplicamos questionários aos professores do ensino médio do Estado do Maranhão e produzimos os podcasts com a perspectiva de potencializar o uso do áudio como uma metodologia em sala de aula. Os resultados dos questionários apontam para conhecimento da mídia podcast por meio dos professores, no entanto, há pouca utilização dessa mídia como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-11

Comment citer

FERREIRA, Rosinete de Jesus Silva.
As tecnologias sonoras aplicadas ao processo educativo
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 18, n. 32, p. 51–67, 11 déc. 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/22758. Acesso em: 24 nov. 2024.