As tecnologias sonoras aplicadas ao processo educativo

Autores/as

  • Rosinete de Jesus Silva Ferreira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n32.2023.13

Palabras clave:

tecnologia sonora, ensino-aprendizagem, podcast, disciplina mídia- educação

Resumen

Os campos da Comunicação e Educação possuem gêneses distintas, mas se entrelaçam constantemente. A mídia não pode ser excluída do processo de educação e sim incorporada nas ações diárias e práticas de ensino. Os adolescentes estão cada vez mais imersos nas tecnologias e nem sempre os professores os acompanham e tiram benefícios dessas dinâmicas tecnológicas para aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo central desenvolver produtos sonoros com conteúdo educacional formal e não formal. Aplicamos questionários aos professores do ensino médio do Estado do Maranhão e produzimos os podcasts com a perspectiva de potencializar o uso do áudio como uma metodologia em sala de aula. Os resultados dos questionários apontam para conhecimento da mídia podcast por meio dos professores, no entanto, há pouca utilização dessa mídia como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-12-11

Cómo citar

FERREIRA, Rosinete de Jesus Silva.
As tecnologias sonoras aplicadas ao processo educativo
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 18, n. 32, p. 51–67, 11 dic. 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/22758. Acesso em: 24 nov. 2024.