A LEGITIMIDADE DE JULIA PETIT NO YOUTUBE: reflexões sobre a relação entre mídia e mercado no canal Petit Comitê

Auteurs-es

  • Caio Franco Franco da Costa
  • Tamires Coêlho

Mots-clés :

Julia Petit, Petit Comitê, Webcelebridade, YouTube, Legitimidade.

Résumé

Este artigo apresenta uma análise acerca do canal de vídeos Petit Comitê e da youtuber Julia Petit, sua criadora, à luz do conceito de legitimidade. Focamos nas relações entre mídia e mercado que envolvem a youtuber em seu processo de legitimação. Compreendemos que a demarcação histórica de Julia Petit, que foi publicitária, apresentadora de programas televisivos e também colunista da revista Contigo, interfere na possibilidade de criação do Petit Comitê. Constatamos que o canal do YouTube se legitima como ferramenta para veiculação de ideias alinhadas à cultura do consumo e que o posicionamento de Julia Petit é pensado estrategicamente, de maneira que possa veicular e vender aquilo que seus anunciantes desejam.

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Biographie de l'auteur-e

Caio Franco Franco da Costa

Jornalista

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Publié-e

2019-06-03

Comment citer

COSTA, Caio Franco Franco da; COÊLHO, Tamires.
A LEGITIMIDADE DE JULIA PETIT NO YOUTUBE: reflexões sobre a relação entre mídia e mercado no canal Petit Comitê
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 23, p. 30–45, 3 juin 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/11768. Acesso em: 19 mai 2024.

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