PROCESSO DE REVISÃO CURRICULAR NO CURSO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: sentidos, compreensões e participação
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n3p26-40Palavras-chave:
Revisão curricular. Ciências da educação. Participação. Compreensões.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de revisão curricular do curso de Ciências de Educação da Universidade de Cabo Verde - Uni-CV. Tendo em conta as informações recolhidas nesta investigação, por meio de entrevistas, grupos focais, documentos oficiais e pautado nas perspectivas de Vasconcellos (2011), Sacristán (2000, 2013), Imbernón (2013), Arroyo (2013) e Bordenave (2008), foi possível através de uma análise qualitativa, inferir que o processo de revisão curricular foi excludente, não democrático e que a despeito da abertura parcial para a participação de um pequeno grupo de professores doutores na comissão da revisão, a participação não foi tão efetiva, visto que, a maioria dos professores entrevistados entendeu que muitos aspectos que foram discutidos na comissão não apareceram no documento final e acrescentam que a revisão começou de cima para baixo e não de baixo para cima como alegaram os dirigentes entrevistados. Além disso, os alunos não foram convidados a participar no processo, ou seja, as suas itinerâncias que também são relevantes ficaram ausentes.
Palavras-chave: Revisão curricular. Ciências da educação. Participação. Compreensões.
THE CURRICULUM REVIEW PROCESS IN THE EDUCATION SCIENCE COURSE: sense, understanding and participation
Abstract: The present article aims to analyze the curricular revision process of the course of Educational Sciences of the University of Cape Verde - Uni-CV. Considering the information collected in this research, through interviews, focus groups and official documents, and based on the perspectives of Vasconcellos (2011), Sacristán (2000, 2013), Imbernón (2013), Arroyo (2013) and Bordenave (2008), it was possible through a qualitative analysis to infer that the curricular revision process was excludent, undemocratic and despite the partial opening to participation of a small group of phd‘s in the review committee, the participation was not so effective, since most of the teachers interviewed understood that many aspects that were discussed in the committee did not appear in the final document and they add that the review began from top to bottom and not from the bottom to top as interviewed leaders claimed. In addition, the students were not invited to participate in the process, it means that their itineraries that are also relevant were absent.
Keywords: Curricular revision. Education sciences. Participation. Understandings.
PROCESO DE REVISIÓN CURRICULAR EN EL CURSO DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN: sentino, comprensiones e participación
Resumem: El presente artículo tiene como objetivo analizar el proceso de revisión curricular del curso de Ciencia de la Educación de la Universidad de Cabo Verde-Uni-CV. Llevando en consideración las informaciones recogidas en esta investigación, por medio de entrevistas, grupos focales y documentos oficiales y pautado en las perspectivas de: Vasconcellos (2011), Sacristán (2000, 2013), Imbernón (2013), Arroyo (2013) y Bordenave (2008), fue posible a través de un análisis cualitativa, inferir que el proceso de revisión curricular fue excluyente, no democrático y que a pesar de la abertura parcial para la participación de un pequeño grupo de profesores doctores en la comisión de revisión, a participación no fue tan efectiva, si tenemos en cuenta que, la mayoría de los profesores entrevistados entendió que muchos aspectos que fueron discutidos en la comisión no aparecieron en el documento final e incrementaron que la revisión comenzó de arriba para abajo y no de abajo para arriba como alegaron los dirigentes entrevistados. Además de eso, los alumnos no fueron invitados a participar en el proceso, o sea, sus trayectorias que también son relevantes no fueron llevadas en consideración.
Palabras clave: Revisión curricular. Ciencia de la educación. Participación. Comprensiones.
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