PLURALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA NO CAMPO DAS HUMANIDADES: o caso das licenciaturas em pedagogia e história

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).
  • Shirlei Alexandra Fetter Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n3p13-25

Palavras-chave:

Produção. Interesse de pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso. Diversidade. Licenciaturas.

Resumo

 

Este artigo tem por essência, explorar os temas de pesquisa selecionados para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das licenciaturas em Pedagogia e História, compreendidas no campo das Humanidades. Apresentou-se como recorte espacial as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), uma instituição comunitária localizada no Vale do Paranhana/RS. Os dados coletados sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos pelos acadêmicos compreendem o período de 2007 até 2016, procurando identificar os temas recorrentes nas pesquisas de conclusão de curso relacionando-os a excessiva valorização da produção em grande quantidade. Buscou-se, à luz da teoria de diversos autores que estudam a questão, dialogar sobre a proposta de estudo. Durante a análise pode-se perceber que os estudantes do curso de Pedagogia sentem maior necessidade de desenvolver pesquisas que privilegiam os conceitos relacionados com a escolarização. Já os concluintes do curso de História exploram muito mais temas como a memória, a religiosidade e as questões de gênero, atentando para o debate interdisciplinar. Contudo, percebe-se, a tendência em aproximar os saberes produzidos no meio acadêmico com as necessidades inerentes à sua prática cotidiana. Assim problematizando, os licenciandos demonstram preocupação no tratamento com questões contemporâneas bastante próximas a realidade.

Palavras-chave: Produção. Interesse de pesquisa. Trabalho de Conclusão de Curso. Diversidade. Licenciaturas.


PLURALIDAD DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA ACADÉMICA EN EL CAMPO DE LAS HUMANIDADES: el caso de las licenciaturas en pedagogía e historia 

Abstract: This essay has as its essence to explore the selected research topics for the development of the Course Completion Works (TCC) of the degrees in Pedagogy and History, included in the field of Humanities. The Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), a community institution located in the Paranhana Valley / RS, is presented as a spatial cut. The data collected on the Course Completion Works developed by the academics comprise the period from 2007 to 2016, trying to identify the recurrent themes in the course completion research relating them to the excessive valorization of production in large quantity. It was sought, in the light of the theory of several authors who study the question, to discuss the study proposal. During the analysis it can be noticed that the students of the Pedagogy course feel a greater need to develop research that privileges the concepts related to schooling. The graduates of the History course explore many more topics such as memory, religiosity and gender issues, looking for interdisciplinary debate. However, one can perceive the tendency to approximate the knowledge produced in the academic environment with the needs inherent to their daily practice. Thus problematizing, the licenciandos demonstrate concern in the treatment with contemporary questions quite close to the reality.

Keyword: Production. Research interest. Completion of course work. Diversity. Bachelor's degrees.

 

PLURALITY OF ACADEMIC SCIENTIFIC PRODUCTION IN THE FIELD OF HUMANITIES: the case of the degrees in pedagogy and history 

Resumen: Este artículo tiene por esencia, explorar los temas de investigación seleccionados para el desarrollo de los Trabajos de Conclusión de Curso (TCC) de las licenciaturas en Pedagogía e Historia, comprendidas en el campo de las Humanidades. Se presenta como recorte espacial las Facultades Integradas de Taquara (FACCAT), una institución comunitaria ubicada en el Valle del Paranhana / RS. Los datos recogidos sobre los Trabajos de Conclusión de Curso desarrollados por los académicos comprenden el período de 2007 hasta 2016, buscando identificar los temas recurrentes en las encuestas de conclusión de curso relacionándolos con la excesiva valorización de la producción en gran cantidad. Se buscó, a la luz de la teoría de diversos autores que estudian la cuestión, dialogar sobre la propuesta de estudio. Durante el análisis se puede percibir que los estudiantes del curso de Pedagogía sienten mayor necesidad de desarrollar investigaciones que privilegian los conceptos relacionados con la escolarización. Los concluyentes del curso de Historia explotan mucho más temas como la memoria, la religiosidad y las cuestiones de género, señalar para el debate interdisciplinario. Sin embargo, se percibe, la tendencia a aproximar los saberes producidos en el medio académico con las necesidades inherentes a su práctica cotidiana. Así pues, problematizando, los licenciandos demuestran preocupación en el tratamiento con cuestiones contemporáneas bastantes próximas a la realidad.

Palabras clave: Producción. Interés de investigación. Proyecto final de curso. Diversidad. Licenciaturas.        

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Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Taquara – RS, Brasil.

 

 

 

Shirlei Alexandra Fetter, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em

Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FACCAT.

Taquara – RS, Brasil.

 

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

GEVEHR, Daniel Luciano; FETTER, Shirlei Alexandra.
PLURALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA NO CAMPO DAS HUMANIDADES: o caso das licenciaturas em pedagogia e história
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 3, p. 13–25, 21 Dez 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8024. Acesso em: 26 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos