O PAPEL DO MEIO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE E DA MORALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n3p1-12Palavras-chave:
Piaget. Educação moral. Socialização. Racionalidade. Ética.Resumo
Este artigo lida com uma das mais importantes questões sobre o meio social e educação, que é o papel do meio social em relação ao desenvolvimento da racionalidade e da moralidade. A partir deste problema nuclear, levantamos a hipótese de que uma criança ou um jovem poderão desenvolver a racionalidade e a moralidade, somente, se tiverem oportunidade de interagir socialmente. Racionalidade e moralidade são qualidades exclusivas do ser humano, mas não estão presentes na pessoa desde o início da vida. Para que se tornem pessoas racionais e morais, é necessário que pensem, ajam e decidam em um meio social. A abordagem metodológica deste estudo está baseada na teoria social de Piaget, como fundamentação teórica consideramos a contribuição de Alasdair MacIntyre, que nos auxilia na compreensão da moralidade; de Sucupira Lins (2007) e seu estudo sobre a relação entre moralidade e meio social enquanto situação de sala de aula; e, também, da neurociência (HERCULANO-HOUZEL, 2011). Podemos concluir que sem viver em um meio social, uma criança ou um jovem não desenvolverá racionalidade e moralidade.
Palavras-chave: Piaget. Educação moral. Socialização. Racionalidade. Ética.
THE ROLE OF SOCIAL ENVIRONMENT IN THE DEVELOPMENT OF RATIONALITY AND MORALITY
Abstract: This article deals with one of the most important questions about social environment and education. This is the role of social environment relating to the development of rationality and morality. From this core problem, we raised the hypothesis that only if a child or a young person has the opportunity to interact socially it is possible to develop the rationality and morality. Rationality and morality are exclusive human being qualities, but they are not present in a person since the beginning of life. It is necessary for all people to become a rational and moral person to think, act and decide in a social environment. Methodological approach was based in Piaget’s social theory as the theoretical foundation for this study. For the analysis of morality we consider that Alasdair MacIntyre’s contribution helps to understand the question in both perspectives. This is necessary to understand in educational practice as Sucupira Lins (2007) has studied about the relation between morality and social environment in classroom situation. We also used the contribution of neuroscience (HERCULANO-HOUZEL, 2011) for best understanding of this question. We can conclude that without living in a social environment, a child or a young will not develop rationality and morality.
Keywords: Piaget. Moral education. Socialization. Rationality. Ethic.
EL PAPEL DEL ENTORNO SOCIAL EN EL DESARROLLO DE LA RACIONALIDAD Y LA MORALIDAD
Resumen: Este artículo se ocupa con una de las más importantes cuestiones sobre el entorno social y educación, que es el papel del entorno social para el desarrollo de la racionalidad y la moralidad. A partir de este problema nuclear, planteamos la hipótesis de que un niño o joven podrán desarrollar la racionalidad y moralidad, solamente se tienen oportunidad de interactuar socialmente. Racionalidad y moralidad son cualidades únicas del ser humano, pero no están presentes en persona desde el comienzo de la vida. Para que se vuelvan personas racionales y morales, es necesario que piensen, actúen e decidan en un medio social. El enfoque metodológico está basado en la teoría social de Piaget como fundamentación teórica consideramos la contribución de Alasdair MacIntyre, que nos ayuda en la comprensión de la moralidad; de Sucupira Lins (2007) y su estudio sobre la relación entre la moral y el entorno social como una situación de clase; y, también de la neurociencia (HERCULANO-HOUZEL, 2011). Podemos concluir que sin vivir en un entorno social, un niño o joven no se desarrollará racionalidad y moralidad.
Palabras clave: Piaget. Educación moral. Socialización. Racionalidad. Ética.
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