FÓRUM DE DISCUSSÃO ONLINE: experiências e formação continuada em matemática

Autores

  • Gisele Pereira de Oliveira Xavier Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ
  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n1p101-113

Palavras-chave:

Fórum de discussão. Formação continuada. Matemática. Interações online.

Resumo

 

O objetivo deste artigo é elucidar reflexões de experiências docentes que podem ser encontradas em interações argumentativas em fóruns de discussão online. Os dados foram coletados em um fórum para formação continuada em Matemática de professores da rede estadual que atuavam na EJA no 1º semestre de 2014. A análise evidencia o potencial argumentativo que as interações estabelecidas na reflexão online podem trazer para a aprendizagem dos envolvidos. Particularmente, reflexões de cunho argumentativo têm se mostrado um campo discursivo fértil para socialização e aprimoramento de práticas e experiências profissionais. Reconhecer singularidades discursivas nas interações é importante, inclusive, na construção de estratégias para manter a cumplicidade do coletivo profissional. 

Palavras-chave: Fórum de discussão. Formação continuada. Matemática. Interações online.


DISCUSSION FORUM ONLINE: experience and continued training in mathematics.

Abstract: The aim of this paper is to elucidate reflections of teaching experiences that can be found in argumentative interactions in online discussion forums. Data were collected on a forum for in service mathematics teachers who worked with youth and adult education in the first semester of 2014 in state schools. The analysis highlights the potential of argumentative interactions established in the online reflection and it importance for the learning of the participants. Particularly argumentative reflections have shown a fertile discursive field for socialization and improvement of practices and professional experiences. To recognize discursive singularities in online interactions is important, even in the construction of strategies to keep the complicity of the professional collective.

Keywords: Discussion forum. In service teacher education. Mathematics. Online interactions.

 

FORO DE DISCUSIÓN EN LÍNEA: experiencias y formación contínua en matemáticas. 

Resumen: El objetivo de este trabajo es presentar reflexiones de experiencias de enseñanza que se pueden encontrar en las interacciones argumentativos en los foros de discusión en línea. Los datos se recogieron en un foro para la formación continua de profesores de matemáticas que actuaron en la educación de jóvenes y adultos en el primero semestre de 2014 en escuelas estatales. El análisis pone de relieve el potencial que las interacciones argumentativas establecidas en la reflexión en línea pueden traer al aprendizaje de los involucrados. En particular, la naturaleza argumentativa de las reflexiones ha demostrado ser un campo discursivo fértil para la socialización y la mejoría de las prácticas y experiencias profesionales. Reconocer singularidades en las interacciones discursivas es importante, incluso para la construcción de estrategias para mantener la complicidad del colectivo profesional.

Palabras clave: Foro de discusión. Educación continua. Matemática. Interacciones en línea.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Pereira de Oliveira Xavier, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ

Graduação em Matemática pelo Centro Universitário Augusto Motta e graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduação em Educação Matemática pelo Centro Universitário Augusto Motta , pós-graduação em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (UFRRJ). Tem interesse por Práticas Educativas, Formação Docente, Educação Matemática e Utilização de Recursos Pedagógicos e Tecnológicos. 

 

 

Marcelo Almeida Bairral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).


Licenciado e especialista em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula, doutor em Educação Matemática pela Universidade de Barcelona e pós-doutor em Educação Matemática pela Universidade do Estado de Nova Jersey e pela Universidade de Turin. É professor associado IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua em educação matemática nos seguintes temas: interações em ambientes virtuais, tecnologias e formação de professores, aprendizagem matemática em dispositivos touchscreen, inovações curriculares em geometria.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

XAVIER, Gisele Pereira de Oliveira; BAIRRAL, Marcelo Almeida.
FÓRUM DE DISCUSSÃO ONLINE: experiências e formação continuada em matemática
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 1, p. 101–113, 24 Mai 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6805. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos