CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

Autores

  • João Marques Teixeira de Sousa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Herberth Vera Cruz Furtado Marques Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Análise da importância da experiência da Iniciação Científica na formação acadêmica e profissional do estudante de Química, tendo como referência os cursos de Química (Industrial, Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal do Maranhão. Os programas de bolsas de Iniciação Científica do governo ainda são desconhecidos por muitos estudantes brasileiros não sendo conhecida também a contribuição dos mesmos para o crescimento de formação profissional destes estudantes. Através desses programas de incentivo, os acadêmicos podem se envolver cada vez mais com o universo científico. Neste trabalho, foi feita uma avaliação dos principais aspectos relacionados à Iniciação Científica, através da opinião daqueles que participam dessas atividades. Os resultados mostram a contribuição dos programas de incentivo à pesquisa para a formação de um perfil profissional, bem como, apresenta vantagens e desvantagens em participar.
Palavras-chave: Iniciação científica. Contribuições. Ensino-aprendizagem.


SCIENTIFIC INITIATION CONTRIBUTIONS IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING CHEMISTRY

Abstract: This work aims to analyze the importance and experience of the Scientific Initiation in the formation of academic and professional student of Chemistry, with reference to the courses of Chemistry (Industrial, Bachelor Degree and) of the Federal University of Maranhão. The scholarship programs for Scientific Initiation of the government are still unknown by many Brazilian students not being known also their contribution to the growth of professional training of those students. Through those incentive programs, the students can engage each time more with the scientific world. In this work, an evaluation of the main aspects of Scientific Initiation was made, through the opinion of those who participate in those activities. The results show the contribution of the encourage research programs for the formation of a professional profile, as well as the advantages and the disadvantages of participating.
Keywords: Scientific Initiation. Contributions. Teaching and learning.


CONTRIBUCIONES DE LA INICIACIÓN CIENTÍFICA EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE EN LA QUÍMICA

Resumen: Este trabajo tiene como objetivo analizar la importancia de la experiencia de la Iniciación Científica en la formación académica y profesional del Estudiante de Química, tomando como referencia las Carreras de Química (Industrial, Bacharel y Licenciatura) de la Universidad Federal de Maranhão. Los programas de Becas para la Iniciación Científica otorgadas por el gobierno no son conocidos por muchos estudiantes brasileños, y tampoco es conocida la contribución que esos programas dan al crecimiento de la formación profesional de los estudiantes. Por medio de esos Programas de Estímulo, los estudiantes pueden participar cada vez mas del universo científico. En este trabajo se realizó una evaluación de los principales aspectos relacionados a la Iniciación Científica, atraves de la opinión dada por aquellos estudiantes que participan de esas actividades. Los resultados muestran la contribución de esos programas de estímulo a la investigación para la obtención de un perfil profesional, y también indica las ventajas y las desventajas en participar de ellos.
Palabras clave: Iniciación Científica. Contribuciones. Enseñanza y el aprendizaje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Marques Teixeira de Sousa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em Química Industrial (2011), pela Universidade Federal do Maranhão, atualmente sou mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química pela
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Herberth Vera Cruz Furtado Marques, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Atualmente é professor Doutor do Departamento de Tecnologia Química da Universidade Federal do Maranhão. Possui
graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (1973), especialização em Curso de Especialização em Química pela Universidade Federal do Maranhão (1979), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de
São Paulo (1982) e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1986). Atuando principalmente nos seguintes temas: metalurgia, aços baixa liga, propriedades
mecânicas e ensino.

Downloads

Como Citar

SOUSA, João Marques Teixeira de; MARQUES, Herberth Vera Cruz Furtado.
CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA
. Cadernos de Pesquisa, v. 18, n. 3, 23 Nov 2011 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/642. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos