POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos

Autores

  • Rosana Prado Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Valdelúcia Alves da Costa Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p161-175

Palavras-chave:

Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos.

Resumo

Na intenção de discutir sobre a educação de alunos surdos na perspectiva da educação bilíngue, fezse necessário refletir sobre as concepções de cultura ao longo das experiências sociais vividas pela humanidade;
assim como sobre a questão da constituição das identidades no mundo globalizado e administrado pela lógica capitalista. Foi considerada a Teoria Crítica da Sociedade como referencial de análise e a escola como espaço de
reflexão e crítica às ações de dominação cultural, visando compreender suas causas e, assim, não permitir sua reprodução, como também foi considerada a educação de alunos surdos que respeite as singularidades da língua e cultura da comunidade surda e o bilinguismo como opção metodológica de atendimento às demandas dos alunos surdos na organização de escolas bilíngues.

Palavras-chave: Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos.

 

WHY DEAF CULTURE?: Senses and meanings in the education of deaf students

Abstract: In order to discuss education of deaf students from the perspective of bilingual education, it was necessary to reflect on the conceptions of culture throughout social experiences lived by mankind; As well as on question of the identity constitution in the globalized world and administered by capitalist logic. The Critical Theory of Society was considered as a reference for analysis and the school as a space for reflection and criticism of acts of cultural domination, aiming at understanding causes and, therefore, not allowing their reproduction, but also considering the perspective of education of deaf students which respects singularities of language and culture of the deaf community and bilingualism as a theoretical-methodological option to meet demands of deaf students in the organization of bilingual schools.

Keywords: Deaf culture. Bilingual education. Deaf students.

 


¿POR QUÉ LA CULTURA SORDA?: Sentidos y significados en la educación de los alumnos sordos

Resumen: Con la intención de discutir la formación de los alumnos sordos en el contexto de la educación bilingüe, fue necesario reflexionar sobre las concepciones de la cultura a través de las experiencias sociales vividas por la humanidad; así como sobre la cuestión de la constitución de las identidades en un mundo globalizado y administrado por la lógica capitalista. Se consideró la Teoría Crítica de la Sociedad como aporte de análisis y la escuela como un espacio de reflexión y crítica de las acciones de dominación cultural con el fin de comprender sus causas y, por lo tanto, no permitir su reproducción, como también se consideró la educación de alumnos sordos que respete las singularidades de la lengua y la cultura de la comunidad sorda y el bilingüismo como una opción metodológica en el atendimiento de las demandas de los alumnos sordos en la organización de las escuelas bilingües.

Palabras clave: Cultura sorda. Educación bilingüe. Alumnos sordos.

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Biografia do Autor

Rosana Prado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF).
Professora adjunta do Departamento de Ensino Superior do Instituto de Educação de Surdos/INES.
Professora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (UFF).


Valdelúcia Alves da Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuante no curso de Pedagogia e no
Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação (UFF).

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Publicado

2017-01-26

Como Citar

PRADO, Rosana; COSTA, Valdelúcia Alves da.
POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, p. 161–175, 26 Jan 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6208. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

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