ENTRE OS DITOS E OS INTERDITOS: representações de professores e professoras do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n1p107-125Palavras-chave:
Gênero. Sexualidade. Representação social. PIBID. Formação de professores.Resumo
Este artigo é fruto de entrelaçamentos de vivências advindas do trabalho realizado no PIBID/UFRRJ e da investigação sobre as representações de professores/as do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Queimados/RJ no que concerne a gênero e sexualidade, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Infâncias até os 10 anos (GRUPIs). Esta pesquisa adotou o método exploratório-qualitativo para produzir reflexões e conhecimentos de uso mais efetivo no âmbito das representações sociais sobre gênero e sexualidade. Para atingir o nosso objetivo, valemo-nos de teóricos que estudam sobre formação de professores, bem como os que pesquisam sobre gênero e sexualidade e das respostas obtidas com base no questionário aplicado aos professores da escola-campo. As reflexões resultantes das discussões relativas à pesquisa com os/as professores/as revelaram representações carregadas de preconceitos e ambiguidades, urgindo como guisa de conclusão a necessidade de abordar os temas gênero e sexualidade no currículo de formação inicial e continuada dos/as educadores/as, com o intuito de enfrentar e desconstruir preconceitos de forma criativa, crítica e dialógica. Devido à complexidade e urgência do tema, a investigação apontou para continuidade e aprofundamento de estudos sobre gênero e sexualidade na escola.
Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Representação social. PIBID. Formação de professores.
BETWEEN SAID AND PROHIBITED: representations of teachers and teaching of elementary education on gender and sexuality
Abstract: This article is the result of entanglements of resulting experiences from work carried out PIBID / UFRRJ and research on the representations of elementary school teachers from a municipal school in Queimados / RJ with regard to gender and sexuality developed by childhoods Research Group up 10 years (GRUPIs). This research adopted the exploratory qualitative method to produce ideas and knowledge more effective use within the social representations of gender and sexuality. To achieve our goal, we make use of theorists who study on teacher training, as well as researching on gender and sexuality, and the answers obtained based on the questionnaire administered to school-field teachers. The reflections resulting from discussions concerning the survey of teachers showed charged representations of prejudices and ambiguities, urging as a way of conclusion the need to address the issues gender and sexuality in the curriculum of initial and continuing training of teachers, in order to confront and deconstruct prejudices of creative, critical and dialogical way. Due to the complexity and urgency of the issue, the investigation pointed to continuing and deepening studies on gender and sexuality at school.
Keywords: Gender. Sexuality. Social representation. PIBID. Teacher training.
ENTRE DICHO Y PROHIBIDOS: representaciones de los maestros y maestras de la enseñanza de la educación primaria sobre el género y la sexualidad
Resumen: Este artículo es el resultado de los entrelazamiento de vivencias adviniendo del trabajo llevado a cabo por el PIBID / UFRRJ y de la investigación sobre las representaciones de los profesores de la escuela primaria de una escuela municipal en Queimados / RJ, con respecto al género y la sexualidad desarrollada por infancias Grupo de Investigación hasta los 10 años (GRUPIs). Esta investigación adoptó el método cualitativo exploratorio para producir ideas y conocimientos uso más eficaz dentro de las representaciones sociales de género y la sexualidad. Para lograr nuestro objetivo, hicimos uso de los teóricos que estudian en la formación del profesorado, así como la investigación sobre el género y la sexualidad, y las respuestas obtenidas en base al cuestionario aplicado a los docentes de campo de la escuela. Las reflexiones resultantes de los debates relativos a la encuesta de los profesores mostrarán representaciones de los prejuicios y las ambigüedades, lo que necesita como una manera de conclusión, en la necesidad de abordar cuestiones de género y la sexualidad en el currículo de la formación inicial y continua de los docentes, con el fin de enfrentar y deconstruir prejuicios de manera creativa, crítica y dialógica. Debido a la complejidad y la urgencia de la cuestión, la investigación apuntó a continuar y profundizar los estudios sobre género y sexualidad en la escuela.
Palabras Clave: Género. Sexualidad. Representación Social. PIBID. La formación del Profesorado.
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