EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA: uma revisão sistemática

Autores

  • Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schönin Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ademilde Silveira Sartori Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Fernando Luiz Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n1p1-11

Palavras-chave:

Educomunicação. Prática pedagógica educomunicativa. Educação. Comunicação.

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar dentro da produção literária como a Educomunicação está sendo trabalhada em artigos científicos nas áreas da Educação e da Comunicação e ainda, se suas bases teóricas discutem os pressupostos da Prática Pedagógica Educomunicativa. O estudo é uma revisão sistemática em bases importantes na área da Educação e da Comunicação com os descritores Educomunicação e Práticas Pedagógicas Educomunicativas em Português, Inglês e Espanhol. Foram selecionados seis artigos para análise e os itens investigados foram: base de dados, título do artigo, autor e ano, objetivo, método, base teórica, pressupostos da Prática Pedagógica Educomunicativa e contribuições. Conclui-se que todos os artigos discutem e abordam em seus estudos um ou mais pressupostos da Prática Pedagógica Educomunicativa, embora o conceito não apareça com essa terminologia em nenhum dos trabalhos analisados.

Palavras-chave: Educomunicação. Prática pedagógica educomunicativa. Educação. Comunicação.

 

 

EDUCOMMUNICATION AND TEACHING PRACTICA EDUCOMMUNICATION: a systematic review

Abstract: This issue aimed to analyze within the literary production, how the Educommunication is being worked on scientific articles in Education and Communication area and if their theoretical bases discuss the concepts of Educomunicative pedagogical practices. The study is a systematic review in large bases in Education and Communication with the area keywords Educomunication and Educomunicative Pedagogical Practices in Portuguese, English and Spanish. Six articles were selected for analysis and the items investigated were: database, article title, author and publication´s year, objective, concepts of Educomunicative Pedagogical Practices and contributions. It concludes that these articles discuss and address in their studies one or more presupposed of Educomunicative Pedagogical Practices, although the concept does not appear using this specific  terminology in any of the analyzed studies.

Keywords: Educomunication. Educomunicative pedagogical practices. Education. Communication.

 

 

 

EDUCOMUNICACIÓN Y PRÁCTICA DOCENTE EDUCOMUNICATIVA: una revisión sistemática

Resumen: Este estudio tuvo como objetivo analizar dentro de la producción literaria, como la Educomunicación se está trabajando en artículos científicos en las áreas de Educación y Comunicación y aún, si sus bases teóricas discuten los supuestos de Enseñanza Práctica Educomunicativas. El estudio es una revisión sistemática de las bases importantes en el área de la Educación y de la Comunicación con descriptores Educomunicación y Pedagógica Prácticas Educomunicativas en Portugués, Inglés y Español. Seis artículos fueron seleccionados para el análisis y los elementos investigados fueron: la base de datos, título del artículo, autor y año, objetivo, método, base teórica, los supuestos de Enseñanza Práctica Educomunicativas y contribucciones. Llegamos a la conclusión de que estos artículos discuten y dirección en sus estudios de uno o más supuestos de Práctica Pedagógica Educomunicativa, aunque el concepto no aparezca con esta terminología en ninguno de los estudios analizados.

 

Palabras clave: Educomunicación. Práctica Docente. Educomunicativa. Educación. Comunicación.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schönin, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutoranda em Educação do Programa em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – PPGE-UDESC.

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Ciências da Comunicação – USP, professora do Programa de Educação da UDESC – PPGE-UDESC.

Fernando Luiz Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Sexualidade (Ph.D.), Professor do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina e professor do Programa de Educação da UDESC – PPGE-UDESC.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

SCHÖNIN, Raquel Regina Zmorzenski Valduga; SARTORI, Ademilde Silveira; CARDOSO, Fernando Luiz.
EDUCOMUNICAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA: uma revisão sistemática
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 1–11, 29 Abr 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4626. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos