A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: limites e possibilidades

Autores

  • Daniele Saheb Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Daniela Gureski Rodrigues Prefeitura Municipal de Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n1p81-94

Palavras-chave:

Educação ambiental. Educação infantil. Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo objetiva problematizar as características do pensamento e da ação dos docentes da Educação Infantil sobre a temática ambiental nas esferas pública e privada. Trata-se de uma pesquisa com análise qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram entrevistas, análise da proposta pedagógica e observação do ambiente educativo. O estudo, realizado em Curitiba, Paraná, revelou a partir da análise das propostas pedagógicas das duas instituições que existe a orientação para o trabalho interdisciplinar com a Educação Ambiental na Educação Infantil. Constatou-se por meio dos discursos que todos os docentes pesquisados concordam com a importância da inserção da Educação Ambiental na Educação Infantil e alegam trabalhar com o tema em suas turmas. As observações do ambiente demonstraram atividades voltadas principalmente à reutilização de materiais recicláveis para a confecção de brinquedos, observação da natureza e horta. Apesar dos avanços do debate sobre a Educação Ambiental na Educação Infantil impulsionado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental (2012) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), ainda mostrou-se predominante nos discursos e na prática pedagógica uma concepção de cunho reducionista e naturalista.

Palavras-chave: Educação ambiental. Educação infantil. Prática pedagógica.

 

 

THE ENVIRONMENTAL EDUCATION IN CHILDHOOD EDUCATION: limits and possibilities

Abstract: This article aims to discuss the action and thoughts characteristics from the early childhood education teachers on the environmental issues in the public and private spheres. This is a qualitative analysis survey, which the instruments used were interviews, pedagogical proposal analysis and educational environment observation. The study, conducted in Curitiba, Paraná, showed from the pedagogical proposal analysis of the two institutions that there is guidance for the interdisciplinary work with the environmental education in early childhood education. It was found, through the speeches, that all surveyed teachers agree with the importance of the environmental education in early childhood education and claim to work with this subject in their classes.  The environmental observations demonstrated activities related mainly to recyclable material re-use to manufacture toys, nature observation and garden. Despite advances on the environmental education debate in early childhood education driven by the Environmental Education National Curriculum Guidelines (2012) and the Early Childhood Education National Curriculum Guidelines (2009), it is still proved to be predominantly in speeches and in the pedagogical practice a reductionist and naturalist concept.

Keywords: Environmental Education. Childhood Education. Pedagogical practice.

 

 

 

LA EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: límites y posibilidades

Resumen: Este   estudio   tiene   como   objetivo   plantearse   como   problema   las características del pensamiento y de las acciones del profesorado de la Educación Infantil sobre tema medioambiental en las esferas públicas y privada. Se trata de una investigación con análisis cualitativa, a los cuales   los   instrumento   utilizados   fueron   entrevistas,   análisis   de   la propuesta   pedagógica   y   observación   del   entorno   educativo.   La investigación, realizada en Curitiba, Paraná, puso de manifiesto a partir del análisis de las propuestas pedagógicas de dos instituciones, donde hay orientación  para el   trabajo interdisciplinario  entre la  Educación Ambiental   y   la   Educación   Ambiental   en   la   Educación Infantil. Se comprobó a través de los discursos que todo el profesorado investigado   concuerda   con   la   importancia   de   la   inclusión   de   la Educación Ambiental a la Educación Infantil donde alega trabajar con   el   tema   en   sus   clases.   Las   observaciones   del   medio ambiente demuestran     actividades   enfocadas   sobre   todo   a   la   reutilización   de materiales reciclables para la elaboración de juguetes, observación de la naturaleza y huerta. Pese a los avances del debate sobre Educación Medio ambiental en la Educación Infantil impulsado por las Directrices Curriculares Nacionales de Educación Ambiental (2012) y de las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil (2009), demostró   todavía   dominante   en   los   discursos   y   en   la   práctica pedagógica una concepción de molde reduccionista y naturalista.

Palabras clave: Educación Ambiental. Educación Infantil. Práctica Pedagógica.

 

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Biografia do Autor

Daniele Saheb, Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia e ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006) e MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é pesquisadora do Grupo Ambiente, Sociedade e Educação (UFPR). Possui experiência em pesquisa e docência em universidades na área da Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Teoria da Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, formação docente e práticas pedagógicas. Atuou durante 17 anos na Educação Básica como docente e gestora pedagógica.

Daniela Gureski Rodrigues, Prefeitura Municipal de Curitiba

Especialista em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores e sustentáveis. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Atualmente é educadora da Prefeitura Municipal de Curitiba e cursa Pós graduação em Educação Infantil na Uninter. Atua como tutora presencial pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Especialização de Gestão pública municipal. atuando principalmente nos seguintes temas: complexidade, educação infantil, paradigmas, educação, condição humana e diferentes linguagens.

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

SAHEB, Daniele; RODRIGUES, Daniela Gureski.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: limites e possibilidades
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 81–94, 29 Abr 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3927. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos