A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA/CE

Autores

  • Clarice Zientarski Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.59-74

Palavras-chave:

Trabalho e educação. Parceria público/privado. Políticas educacionais.

Resumo

Esse artigo é parte da tese de doutorado cujo objetivo foi investigar a produção da atividade de estudocomo proceO estudo trata sobre as relações que se estabelecem entre o Trabalho e a Educação no contexto dasociedade dominada pelo capital, e as implicações destas relações no âmbito das instituições educacionais. Temcomo fonte empírica dez (10) escolas da rede pública estadual do Ceará, localizadas no município de Fortaleza, queassumem o compromisso de atender às determinações do Instituto Unibanco em nome da gestão eficiente, participativae com foco nos resultados positivos, por meio do Programa Jovem do Futuro. Trata-se de uma pesquisacom abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos, documentos e entrevistas semiestruturadas com professoresgestores das escolas e estudantes. Concluiu que as parcerias com os institutos privados e outros órgãosexternos às escolas reforçam e consolidam a relação entre trabalho e educação, no que diz respeito à lógica domercado e da meritocracia, ou seja, do trabalho estranhado.

Palavras-chave: Trabalho e educação. Parceria público/privado. Políticas educacionais.

 

THE RELATIONSHIP BETWEEN WORK AND EDUCATION AND THE IMPLICATIONSIN THE PUBLIC SCHOOLS OF FORTALEZA/CE

Abstract: The study deals with the relationships established between Labor and Education in the context of societydominated by capital, and the implications of these relationships within the educational institutions. The workhas like empirical source ten (10) schools in the public state of Ceará, located in Fortaleza, who commit to meetingcertain requirements of Instituto Unibanco in the name of efficient management, participatory and focused onpositive result through the Programa Jovem do Futuro. This is a research with qualitative approach, which used asinstruments, documents and semi-structured interviews with managers school teachers and students. Concludedthat partnerships of private institutes and of other external agencies with schools reinforce and consolidate the relationshipbetween work and education, with regard to the logico of the market and meritocracy, that is, the estrangedwork.

Keywords: Work and Education; Public / private partnership. Educational policies.

 

LA RELACIÓN ENTRE EL TRABAJO Y LA EDUCACIÓN Y LAS CONSECUENCIASEN EL CONTEXTO DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE FORTALEZA/CE

Resumen: El estudio se ocupa de las relaciones que se establecen entre el Trabajo y la Educación en el contextode la sociedad dominada por el capital, y las implicaciones de estas relaciones dentro de las instituciones educativas.Su fuente empírica son diez (10) escuelas públicas de Ceará, que se encuentra en Fortaleza, que se comprometena cumplir con ciertos requisitos del Instituto Unibanco en el nombre de eficiente, participativa y centrada en losresultados positivos a través del Programa Joven del Futuro. Se trata de una investigación con enfoque cualitativo,que utiliza como instrumentos, documentos y entrevistas semi estructuradas con profesores de las escuelas, los gerentesy los estudiantes. Concluyeron que las asociaciones con los institutos privados y otros organismos externos alas escuelas refuerzan y consolidan la relación entre el trabajo y la educación, con respecto a la lógica del mercadoy la meritocracia, es decir, el trabajo enajenado.

Palabras clave: Trabajo y educación. Asociación público/privado. Políticas educación.

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Biografia do Autor

Clarice Zientarski, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduação em Estudos Sociais e História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1989- 1993), Graduação em Pedagogia; Pós-Graduação em Educação, Cultura e Cidadania pela Unijui; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Aberta do Brasil (UAB) como bolsista. Doutorado em Educação pela UFSM (2011). Professora no Curso de Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional e na Inter@tiva Consultoria e Assessoria Educacional desde o ano de 2007, até o momento atual, como Professora Colaboradora. Consultora da UNESCO, prestando serviço ao Ministério da Educação-MEC, na condição de pesquisadora. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2015-04-29

Como Citar

ZIENTARSKI, Clarice.
A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA/CE
. Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 59–74, 29 Abr 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3395. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos