A temática indígena nas revistas brasileira e mexicana de história da educação
Palavras-chave:
revistas de história da educação, educação indígena, estado do conhecimentoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar produções acadêmicas sobre a temática indígena na Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), de disponibilização aberta desde 2001, e na Revista Mexicana de Historia de la Educación (RMHE), publicada ininterruptamente desde 2013. A partir dessa pesquisa, foram levantadas as seguintes questões: em que nível de frequência a temática indígena vem sendo tratada nos artigos das referidas revistas? Que eixos e/ou perspectivas permeiam esses artigos? Os dados foram coletados considerando-se as publicações ocorridas entre os anos 2001-2024. Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico, aportado no modelo de pesquisa denominada de Estado do Conhecimento. Os resultados mostram que do total de 843 artigos publicados pelas revistas, apenas 17 tratam da temática indígena, o que representa, somente, 2%. As perspectivas tratadas foram organizados/as em três eixo: processos de escolarização, cultura e teórico-metodológico, que englobam reflexões sobre instituições e institucionalizações. No âmbito das instituições, trata do ensino superior, escolas multisseriadas, escolas bilingues, dentre outras. No plano da institucionalização, trata: da integração, cristianização, civilização, trabalho e bilinguismo.
Downloads
Referências
ABBATE, Francídio Monteiro; ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa. Cultura alimentar indígena e os cuidados da cunhã, trocas culturais e educação não escolar na Amazônia colonial. Rev. Bras. Hist. Educ., [s.l], v. 24, n, 1, p. 1-24, 2024. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/70972/751375157871. Acesso em: 19 set. 2024.
ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa. O consumo indígena do cauim no Brasil colonial: contribuições a uma história não escolar da educação. Revista Mexicana de Historia de la Educación, [s.l], v. 3, n. 6, p. 233-256, 2015. Disponível em: https://www.rmhe.somehide.org/index.php/revista/article/view/66/76. Acesso em: 19 set. 2024.
ARANTES, Adlene Silva. Colônia Orfanológica Isabel: uma escola para negros, índios e brancos (Pernambuco 1874-1889). Rev. Bras. Hist. Educ., [s.l], v. 9, n. 2 [20], p. 105-136, maio/ago., 2009. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38551/20082. Acesso em: 19 set. 2024.
ARTIEDA, Teresa Laura. Aportes de la antropología visual al análisis de lecturas sobre pueblos indigenas: o de cómo disminuir los riesgos de un estudio ‘insular' de los textos escolares. Rev. Bras. Hist. Educ., [s.l], v. 20, n. 1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/51254/751375149103. Acesso em: 19 set. 2024.
BASTOS, Maria Helena camara. A imprensa de educação e de ensino: repertórios analíticos. O exemplo da França. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, [s.l], v. 12, n. 34, jan./abr, 166-168, 2007.
BERGAMASCHI, Maria Aparecida; ANTUNES, Claudia Pereira; MEDEIROS, Juliana Schneider. Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI: das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada. Rev. Bras. Hist. Educ., Maringá, v. 20, n. 1, p. 2-24, 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46286/751375149865. Acesso: 19 set. 2024.
BOLÁN, Amalia Nivón. La educación indígena y los educadores em el Congresso Centroamericano de 1893. Revista Mexicana de Historia de la Educación, [s.l], v.1, n. 1, p. 85-107, 2013. Disponível em: https://www.rmhe.somehide.org/index.php/revista/article/view/13/18. Acesso em: 19 set. 2024.
CARDOSO, Názia Anita; COELHO, Orquídea. A educação de populações indígenas em Moçambique. In: Revista Brasileira de História da educação. Rev. Bras. Hist. Educ., [s.l], v. 22, n. 1, p. 1-28, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/61634/751375154442 Acesso em: 19 set. 2024.
CATANI, Denice. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e filosofia, [s.l], v. 10, n. 20, 115-130, jul/dez. 1996. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928 Acesso em: 22 de set. 2024.
CATANI, Denice; BASTOS, Maria Helena Camara (orgs.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997.
CIVERA, Alicia; RÍOS, Juan Alfonseca Giner de Los; FERNÁNDEZ ESCALANTE, Carlos (Coord.). Campesinos y escolares. La construcción de la escola en el campo latinoamericano (siglos XIX y XX). México: El Colegio Mexiquense, Miguel Ángel Parrúa, 2011.
COELHO, Mauro Cezar. Educação dos índios na Amazônia do século XVIII: uma opção laica. Rev. Bras. Hist. Educ., [s.l], v. 8, n. 3 [18], p. 95-118, set./dez., 2008. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40815/21289. Acesso em: 19 set. 2024.
COSTA, Mauro Gomes da. A institucionalização e o disciplinamento de crianças indígenas nas missões salesianas do Amazonas/Brasil (1923-1965). Rev. Bras. Hist. Educ., [s.l], v. 21, n.1, p. 1-26, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/55047/751375152327. Acesso em: 19 set. 2024.
COSTA, Mauro Gomes. Católicos para Deus e brasileiros para a pátria: os povos indígenas do alto Rio Negro e a Educação Escolar Salesiana (1960-1980). Rev. Bras. Hist. Educ., [s.l], v. 17, n. 4 [47], p. 163-193, out./dez., 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40692/pdf_225. Acesso em: 19 set. 2024.
FERNÁNDEZ ESCALANTE, Carlos. Historia de la educación y ¿minorías? Indígenas en América Latina. ARATA, Nicolás; PINEAU, Pablo (coord.). Latinoamérica: la educación y su historia: nuevos enfoques para su debate y enseñanza. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2019.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, [s.l], ano XXIII, n. 79, p. 257-272, Ago./2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 de set. 2024.
MACIEL, Léia Teixeira Lacerda; SILVA, Giovani José da Silva. Nem “programa de índio”, nem “presente de grego”: uma crítica a concepções teórico-metodológicas em pesquisas sobre educação escolar indígena, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1995-2001). Rev. Bras. Hist. Educ., [s.l] v. 9, n. 1 [19], p. 205-226, jan./abr., 2009. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38563/20094. Acesso em: 19 set. 2024.
MAROLDI, Alexandre Masson; LIMA, Luis Fernando Maia; HAYASHI, Maria Cristina P. Innocentini. A produção científica sobre educação indígena no Brasil: uma revisão narrativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - RIAEE, Maringá, v. 13, n.3, p. 931-952, jul./set, 2018. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/0/?ogbl#inbox/KtbxLthhslhmBwWXVMNStVvprTCZkcKSvV?projector=1&messagePartId=0.1. Acesso em 5 out.2024.
MENDOZA, Arely Hernández. La práctica docente en una escuela multigrado en un contexto indígena. Revista Mexicana de Historia de la Educación, [s.l], v. 11, n. 22, p. 171-187, 2023a. Disponível em: https://www.rmhe.somehide.org/index.php/revista/article/view/478/554. Acesso em: 19 set. 2024.
MENDOZA, Arely Hernández. El uso negado de la lengua hñahñu en la escuela. Revista Mexicana de Historia de la Educación, [s.l], v. 11, n. 21, p. 175-194, 2023b. Disponível em: https://www.rmhe.somehide.org/index.php/revista/article/view/412/511. Acesso em: 19 set. 2024.
NÓVOA, António. A imprensa de educação e ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, Denice; BASTOS, Maria Helena Camara. Educação em revista: a Imprensa Periódica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 1997.
OLIVEIRA, João Pacheco de; QUINTERO, Pablo. Para uma antropologia histórica dos povos indígenas: reflexões críticas e perspectivas. Horizonte Antropológico, Porto Alegre, ano 26, n. 58, p. 7-31, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/35hkmFFFXVkJ6xJj7HHRRsF/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 de set. 2024.
PASQUINI, Adriana Salvaterra; TOLEDO, Cézar Alencar. Historiografia da educação: a imprensa enquanto fonte de pesquisa. Interfaces Científicas – Educação. Aracaju, v.2, n.3. p. 257-267, jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1297 Acesso em: 22 de set. 2024.
PEREIRA, Anderson de Carvalho. O cuidado de si tupinambá em narrativas de viajantes franceses no Brasil Colonial (séculos XVI e XVII). Rev. Bras. Hist. Educ., [s.l], v. 22, n. 1, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/60185/751375154825 . Acesso em: 19 set. 2024.
QUIJANO, Anibal. Colonialidad y modernidad-racionalidad. In: BONILLA, H. (org.). Los conquistados. 1492 y la población indígenade las Américas. Bogotá: Tercer Mundo Editores, 1992.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "Estado da Arte". Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872 Acesso em: 21 de set. 2024.
REYES, Susana Ayala. Tramas conceptuales e institucionales en la historia de la educación bilingue en México. Rev. Bras. Hist. Educ., [s.l] v. 21, n.1, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54094/751375152328. Acesso em: 19 set. 2024.
RESSUREIÇÃO, Sueli Barros da; SAMPAIO, Sonia Maria Rocha. Jovens indígenas nas universidades brasileiras: alguns aspectos históricos e interculturais. Rev. Bras. Hist. Educ., Maringá, v. 15, n. 3 [39], p. 109-139, set./dez., 2015. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40785/pdf_77. Acesso: 19 set. 2024.
SILVA, Anne Patrícia Pimentel Nascimento da. O estado da arte ou o estado do conhecimento. Educação. Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set./dez. 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000300005 Acesso em: 21 de set. 2024.
SOARES, Magna Becker; Levantamento e avaliação de estudos e pesquisas sobre alfabetização no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 5, p. 64-72, jul.,1987. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46981987000100020 Acesso em: 24 de set. 2024.
THOMAS, Jérôme. As crianças tupinambás e sua educação no século XVI: ternura, dor, obediência. Tradução de Carmen Lucia Soares. Rev. Bras. Hist. Educ., [s.l], v. 14, n. 1 [34], p. 23-47, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38862/pdf_11. Acesso em: 19 set. 2024.
VIDAL, Diana; CAMARGO, Marilena Jorge Guedes de. A imprensa periódica especializada em educação e a pesquisa histórica: estudos sobre o Boletim de Educação Pública e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.73, n. 175, p. 407-430, set./dez. 1992. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336270664_A_imprensa_periodica_especializada_e_a_pesquisa_historica_estudos_sobre_o_Boletim_de_Educacao_Publica_e_a_Revista_Brasileira_de_Estudos_Pedagogicos Acesso em: 22 de set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.