A temática indígena nas revistas brasileira e mexicana de história da educação

Autores

Palavras-chave:

revistas de história da educação, educação indígena, estado do conhecimento

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar produções acadêmicas sobre a temática indígena na Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), de disponibilização aberta desde 2001, e na Revista Mexicana de Historia de la Educación (RMHE), publicada ininterruptamente desde 2013. A partir dessa pesquisa, foram levantadas as seguintes questões: em que nível de frequência a temática indígena vem sendo tratada nos artigos das referidas revistas? Que eixos e/ou perspectivas permeiam esses artigos? Os dados foram coletados considerando-se as publicações ocorridas entre os anos 2001-2024. Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico, aportado no modelo de pesquisa denominada de Estado do Conhecimento. Os resultados mostram que do total de 843 artigos publicados pelas revistas, apenas 17 tratam da temática indígena, o que representa, somente, 2%. As perspectivas tratadas foram organizados/as em três eixo: processos de escolarização, cultura e teórico-metodológico, que englobam reflexões sobre instituições e institucionalizações. No âmbito das instituições, trata do ensino superior, escolas multisseriadas, escolas bilingues, dentre outras. No plano da institucionalização, trata: da integração, cristianização, civilização, trabalho e bilinguismo.

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Biografia do Autor

Sônia Maria da Silva Araújo, UFPA

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará e coordenador do Grupo de Pesquisa José Veríssimo e Pensamento Educacional Latino Americano.

E-mail: ecosufpa@gmail.com

Alicia Civera Cerecedo, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional

Doutora em Investigações Educativas pelo Departamento de Investigações Educativas do Centro de Investigações e de estudos Avançados (DIE, Cinvestav). Investigadora do Departamento de Investigações Educativas do Centro de Investigações e de estudos Avançados (DIE, Cinvestav).

E-mail: acivera@cinvestav.mx

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

ARAÚJO, SONIA; CERECEDO, Alicia.
A temática indígena nas revistas brasileira e mexicana de história da educação
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–28, 18 Dez 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24800. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Escritos sobre educação na América Latina e o Caribe"

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