O estado do conhecimento sobre a Educação Física no Novo Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Sociologia da Educação, Reforma do Ensino Médio, Educação Física

Resumo

A reestruturação curricular do Ensino Médio, iniciada pela Medida Provisória 746/2016 e formalizada pela Lei nº 13.415/2017, direciona e impacta significativamente o campo da Educação Física. Para compreender este cenário, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a produção do conhecimento em periódicos científicos, dissertações e teses sobre as implicações do Novo Ensino Médio na Educação Física. A metodologia adotada foi o Estado de Conhecimento, que guiou a pesquisa com rigor científico, permitindo compreender a linha temporal das produções científicas existentes do objeto de estudo. Foram selecionadas 11 dissertações, uma tese e 33 artigos dos Periódicos CAPES, datados de 2017 a 2024. As considerações transitórias foram construídas por meio da bibliografia propositiva do Estado do Conhecimento, com base nas análises do material encontrado. As pesquisas mostram a secundarização e a desvalorização da Educação Física no Ensino Médio, vista a redução de carga horária da disciplina em todas as 27 Unidades Federativas do Brasil. A Lei nº 13.415/2017 simplifica o objeto de ensino da Educação Física ao estabelecer “estudos e práticas”, valorizando os conhecimentos técnicos e práticos. Segundo as pesquisas, os itinerários formativos abrem brecha para a terceirização da disciplina e a entrada do “notório saber”. Assim, é necessário repensar a Educação Física no Ensino Médio, fortalecendo seu objeto de ensino e legitimando suas atribuições.

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Biografia do Autor

Sérgio de Oliveira Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre e Doutorando em Educação – pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor na Rede Estadual de Santa Catarina.
E-mail: sergiojrmano@gmail.comatarina.

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física - Universidade Federal de Santa Maria; Doutor em Ciências do Movimento Humano -  Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professor do Colégio de Aplicação e do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Educativa, Identidade Docente e Cultura Escolar (GEPPICE)

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

DE OLIVEIRA JUNIOR, Sérgio; SANTOS DA CONCEIÇÃO, Victor Julierme.
O estado do conhecimento sobre a Educação Física no Novo Ensino Médio
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 18 Dez 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24411. Acesso em: 19 dez 2024.

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Artigos