VICISSITUDES DO NEOLIBERALISMO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
análise formativa de histórias docentes
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.48Palavras-chave:
formação de professores, universidade, histórias de ensino, pesquisa formativa, neoliberalismo, ensinoResumo
Este artigo apresenta os principais resultados de um processo de pesquisa formativa que foi realizado em conjunto com um grupo de ensino de várias carreiras que são ministrados na Universidade da Costa Rica. O objetivo deste estudo foi gerar um espaço de diálogo refl exivo a partir de histórias docentes sobre os principais desafi os, continuidades e rupturas que derivam da análise das tensões do neoliberalismo que afetam o contexto global e local e que afetam seu trabalho docente. Como principais resultados desse esforço, alcançou-se uma melhor compreensão do papel docente, o que implicou transformações quanto ao imaginário de como abordar uma docência que supõe um compromisso social que vai além das exigências de um mercado globalizado e empresarial, destacando o papel do universidade pública na sociedade costarriquenha.
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