FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: caminho para a prática colaborativa no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202163Palavras-chave:
Escola de tempo integral, Ensino Médio, Formação continuada, Práticas pedagógicas, Desenvolvimento profissional, Profissionalidade docenteResumo
O presente artigo resulta de uma pesquisa sobre a formação continuada de professores nas escolas de Ensino Médio de Tempo Integral da Rede Pública Estadual de Educação do Piauí. Vinculada à Linha de Pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa, do Programa de Pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Objetiva-se refletir sobre as implicações da formação continuada na escola para o exercício da prática docente. Para a produção deste estudo, foram utilizados dados obtidos através de entrevistas, da qual participaram 15 professores colaboradores. A análise, centrou-se em aspectos do desenvolvimento profissional destes sujeitos como resultante de processos de (auto)formação continuada após o início do exercício da atividade laboral na escola. Utilizou-se Metodologia Qualitativa do tipo Estudo de Caso com base, sobretudo, nos estudos de Yin (2010). Os resultados evidenciam as concepções dos colaboradores sobre o trabalho desenvolvido, com a descrição de estratégias utilizadas no cotidiano escolar. Concluiu-se que a formação continuada na escola é uma necessidade em meio a uma realidade permeada por mudanças. Diante deste cenário, ela representa tanto a oportunidade de conhecer perspectivas e experiências diferentes, quanto de novos conhecimentos. Alertamos, todavia, que esta formação, para ser significativa, deve estabelecer sempre o diálogo entre teoria e prática.
Palavras-chave: Escola de tempo integral; Ensino Médio; Formação continuada; Práticas pedagógicas; Desenvolvimento profissional; Profissionalidade docente.
CONTINUOUS LEARNING IN FULL-TIME EDUCATION: A PATH TO COLLABORATIVE PRACTICE IN HIGH SCHOOL
Abstract
This article is the result of a research on the continuous education of teachers in full-time public high schools in the state of Piauí. The study is linked to the Research Line: Teacher Training and Educational Practice, from the Postgraduate Program in Education, and the Interdisciplinary Research Center of Curriculum Practices and Training of Education Professionals (NIPPC), of the Federal University of Piauí. The purpose of this study is to reflect on the implications of continuous education at school for teaching practice. Data obtained from interviews with 15 collaborating teachers were used for the production of this study. The analysis focused on aspects of the professional development of these subjects as a result of continuous (self) training processes after they started working at these schools. A Qualitative Case Study Methodology was used, based mainly on the studies of Yin (2010). The results show the conceptions of the school staff on the work developed, with the description of strategies used in everyday school life. The study concluded that continuous education at school is a necessity in the midst of a reality marked by changes. In this scenario, it represents both the opportunity to get to know different perspectives and experiences, and to gain new knowledge. We warn, however, that for this training to be meaningful, it must always establish a connection between theory and practice.
Keywords: Full-time school; High school; Continuous education; Pedagogical practices; Professional development; Teacher professionalism.
FORMACIÓN CONTINUADA EN LA ESCUELA DE TIEMPO INTEGRAL: CAMINO HACIA LA PRÁCTICA COLABORATIVA EN LA ENSEÑANZA MEDIA
Resumen
El presente artículo es el resultado de una investigación sobre la formación continuada de los profesores en las escuelas de Enseñanza Media de Tiempo Integral de la Red Pública Estatal del Estado de Piauí. Vinculada a la Línea de Pesquisa: Formación Docente y Práctica Educativa, del Programa de Posgrado en Educación y al Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa en Prácticas Curriculares y Formación de Profesionales de la Educación (NIPPC), de la Universidad Federal de Piauí. El objetivo es reflexionar sobre las implicaciones de la formación continuada en la escuela para el ejercício de la práctica docente. Para la elaboración de este estudio, se utilizaron datos obtenidos a través de entrevistas, en las que participaron 15 profesores colaboradores, el análisis, se centró en aspectos del desarrollo profesional de estos sujetos como resultados de procesos de (auto) formación continuada tras el inicio del ejercicio de la actividad laboral en la escuela. Se utilizó una Metodología Cualitativa del tipo Estudio de Caso con Base, en los estudios de Yin (2010). Los resultados evidencian las concepciones de los colaboradores sobre el trabajo desarrollado, con la descripción de las estrategias utilizadas en la rutina escolar. Se concluyó que la formación continuada en la escuela es una necesidad en medio de una realidad impregnada de cambios. Ante este escenario, representa tanto la oportunidad de conocer perspectivas y experiencias distintas, cuanto de nuevos conocimientos. Alertamos, sin embrago, que esta formación, para ser significativa, debe siempre establecer el diálogo entre teoría y práctica.
Palabras clave: Escuela de tiempo integral; Enseñanza media; Formación continuada; Prácticas pedagógicas; Desarrollo profesional; Profesionalidad docente.
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