PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v20n.especialp145-148Palavras-chave:
Química. Ensino médio. Experimentos.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo despertar no aluno da educação básica, especialmente do ensino médio, a melhor compreensão da química, enquanto ciência experimental, pela realização de aulas práticas e o registro em vídeo desses experimentos. Para a maioria dos estudantes, a química é reconhecida como uma disciplina de difícil compreensão, que não desperta o interesse quanto à assimilação dos conteúdos, o que vem acarretando resultados negativos em relação à repetência e abandono por parte de uma grande quantidade de alunos matriculados na rede pública do nosso estado. Dessa forma, este trabalho apresenta a química de uma maneira diferente: aplicada, contextualizada, trabalhada pelo aluno, através de experimentos simples, rápidos, gravadas em vídeos para futuras postagens na internet ou para apresentação em sala de aula aos demais alunos da série.Palavras-chave: Química. Ensino médio. Experimentos.
VIDEO PRODUCTION AS AN EDUCATION TOOL FOR HIGH SCHOOL CHEMISTRY CLASSES
Abstract: This work aims at arousing in students of basic education, especially in high school students, a better understanding of chemistry as an experimental science, by conducting practical classes and video recording of those experiments. For most students, chemistry is recognized as a subject of difficult understanding, that does not arouse interest on the assimilation of the contents, which has been causing negative results regarding failure and abandonment by a large number of students enrolled in public schools of Maranhão State. Thus, this paper presents chemistry in a different way: applied, contextualized, worked by the student through simple experiments, fast, and recorded on video for future posts on the internet or for presentation in classrooms to other students in the grade.
Keywords: Chemistry. High School. Experiments
CLASES DE PRODUCCIÓN VIDEO EDUCACIÓN COMO HERRAMIENTA DE LA QUÍMICA EN LA DISCIPLINA ESCOLAR
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo despertar la educación básica de los estudiantes, especialmente en la educación secundaria, una mejor comprensión de la química como un experimento científico, para larealización de las clases prácticas y grabación de vídeo de estos experimentos. Para la mayoría de los estudiantes, la química es reconocido como un tema difícil de entender, no despierta el interés en la asimilación de los contenidos, que ha estado causando resultados negativos con respecto al fracaso y abandono por parte de un gran número de alumnos matriculados en las escuelas públicas de nuestro estado. Por lo tanto, este trabajo se presenta la composición química de una manera diferente: aplicada, contextualizado, elaborado por el estudiante a través de experimentos sencillos y rápidos, grabadas en vídeo para futuros posts en Internet o para su presentación en clase con otros estudiantes en el grado.
Palabras clave: Química. La escuela secundaria. Experimentos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-10-09
Como Citar
COSTA, Andressa Rose Castro; ROCHA, Dannila Coelho Maranhão; MENDES, Efraim de Lucas Lima; LIMA, Manoel de Jesus de Aquino; SANTOS, Mats Vilandel Gonçalves dos; CHAVES, José Alberto Pestana.
PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
. Cadernos de Pesquisa, 9 Out 2013 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1770. Acesso em: 22 dez 2024.Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.